Aquiles vai oferecer estacionamento rotativo na Avenida Nereu Ramos para acalmar comerciantes contrários à ciclofaixa

Zona branca

O prefeito Aquiles da Costa (PMDB) apresentou à Associação de Moradores da Praia Alegre a ideia de criar zonas brancas de estacionamento em toda a extensão da Avenida Nereu Ramos. Pela proposta, os motoristas terão 30 minutos garantidos; depois, devem sair com o veículo. Dessa forma, no entendimento do governo, o comércio da avenida não será prejudicado.

Ciclofaixa, não!

Há cerca de um mês a prefeitura começou a instalar tachões e a marcar no asfalto o trajeto da ciclovia da Avenida Nereu Ramos. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Penha é contrária a medida; alega que a ciclofaixa, instalada à direita no sentido Balneário Piçarras, vai atrapalhar o comércio. A prefeitura interrompeu o serviço e organizou com a CDL uma reunião com os comerciantes depois da polêmica. No encontro, o prefeito Aquiles prometeu dar uma resposta logo após o feriadão do dia 12: ou fazia a ciclovia agora ou aguardava após a temporada, como queria a CDL.

[adinserter block=”1″]

 

Rasteira

Aí, sem avisar ninguém, na noite do dia 16 de outubro (segunda-feira), funcionários da empresa contratada pela prefeitura terminaram o serviço; os últimos tachões foram martelados no asfalto da Nereu Ramos. Comerciantes se sentiram traídos pelo prefeito. O presidente da associação dos moradores comentou comigo, naquele diz, que Aquiles não havia cumprido com a promessa: a tal resposta depois do feriado. “Mas a resposta dele veio. Está aí, sendo instalada na avenida sem qualquer tipo de contato com a associação ou comerciantes”, disse o presidente da associação, Hubert Junior Schmoegel.

Nova reunião

O presidente da CDL de Penha, João Eduardo Sensi, disse que está aguardando uma nova reunião com o alcaide. João ainda espera que o prefeito ouça os empresários e se sensibilize com o comércio da Nereu Ramos. “Esperamos que essa reunião com ele aconteça ainda esta semana”, disse João.

[adinserter block=”1″]

 

Obra pronta

O que chama atenção nessa história da Nereu Ramos é o prefeito, no jargão popular, meter o bedelho dele em obra pronta. A revitalização da Praia Alegre, que ocorreu há cerca de dois anos, foi uma vitória para o comércio local. A prefeitura, na época, bancou as calçadas, o novo asfalto e ainda presenteou a comunidade com uma boa estrutura na Avenida Ivo Silveira, a beira-mar, via paralela à Nereu Ramos. O combinado com o ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) era de que só haveria ciclovia na beira-mar; e as margens da Nereu Ramos ficariam livres para estacionamento, já que na revitalização muitos comércios perderam vagas nas calçadas.

Já tem lá

Um dos argumentos dos comerciantes é de que já existe uma ciclovia na região; justamente a da beira-mar, muito utilizada por moradores e turistas. O argumento é válido; a beira-mar é mão única, oferece um excelente espaço para os veículos e possui um calçadão largo. Além disso, tem a mesma extensão da Avenida Nereu Ramos. Com tantas coisas para fazer na cidade, é de se estranhar a insistência do prefeito em modificar uma obra pronta. Ainda mais uma que ficou tão boa.

Colunas anteriores

 “As opiniões publicadas neste espaço são de responsabilidade do autor e não correspondem, necessariamente, à opinião do Notícias de Penha”