Empresa desliga câmeras de monitoramento e alega falta de apoio do poder público

câmeras de monitoramento
Empresa particular instalou mais de 30 câmeras pela cidade e espera apoio do poder público (Raffael do Prado)

Câmeras de monitoramento

A empresa que está instalando câmeras de monitoramento nos bairros de Penha desligou os mais de 30 dispositivos alegando falta de apoio do poder público. A revelação foi feita pelo vereador Maurício Brockveld (Pros) na última sessão da Câmara de Vereadores. Segunda, a casa dele foi arrombada e os criminosos deixaram um aviso de que voltariam. Maurício vem batalhando por mais segurança na cidade e tem apostado na Urbanii, dona das câmeras, para afugentar os criminosos. Ele acredita que o arrombamento de ontem foi uma retaliação ao trabalho dele.

[adinserter block=”1″]

Queda de braço

Há alguns meses o prefeito Aquiles da Costa (PMDB) recebeu um representante da empresa no gabinete e se comprometeu a estudar uma forma de o poder público colaborar com a iniciativa. Ontem, o vereador Maurício afirmou que o prefeito não está dando importância para a segurança, já que ainda não lançou um edital de licitação para a compra dos equipamentos. Ocorre que a prefeitura não pode se comprometer com uma única empresa. É preciso abrir para que outras interessadas participem. Mesmo assim, nada do edital.

Vigilância

Maurício usou o exemplo do assalto que sofreu ontem para demonstrar a importância das câmeras na cidade. O projeto da Urbanii é particular e consiste em uma rede social que conecta as imagens das casas onde há câmeras instaladas. Em paralelo, a cidade conta com 10 câmeras de monitoramento do projeto Bem-Te-Vi, da Polícia Militar. Para esta iniciativa, a prefeitura já se comprometeu a comprar mais 10 câmeras com verba da Câmara, economizada pelos vereadores para isso. Maurício disse que as câmeras da Urbanii, instaladas nas casas de moradores, podem auxiliar ainda mais o trabalho da PM pediu que o prefeito, nas palavras dele, parasse de enrolar. “Eu estou de saco cheio de tanta promessa do prefeito. Fala que vai fazer e não faz nada”, afirmou.

Bate-boca

O líder do governo na Câmara, Isac da Costa (PR), falou que o prefeito pretende lançar um edital para adquirir as câmeras do Bem-Te-Vi. E que Aquiles está sim preocupado com a segurança pública. Ele foi interrompido por Maurício, que esbravejou e disse que Isac estava contando mentira. “O prefeito só não lançou edital para comprar mais câmeras porque eu comecei essa batalha. O problema é comigo”, afirmou Maurício.

O lado de lá

Por meio de assessoria de imprensa, a prefeitura informou que irá lançar edital de licitação para monitoramento de trânsito. “Faz parte do plano de governo do prefeito Aquiles melhorias na segurança pública com ampliação do vídeo-monitoramento da cidade. E sempre observando a legislação e respeitando as normas legais sobre contratação e parcerias com empresas privada”.



4 Replies to “Empresa desliga câmeras de monitoramento e alega falta de apoio do poder público”

  1. As poucas câmeras que existem instaladas já ajudou em várias situações de violência aqui no bairro da Sta Lídia na Penha. Graças às câmeras já foram revelados e presos assaltantes de mercados e o assassino do taxista de Navegantes. Também solucionou os culpados num acidente de trânsito grave, onde o resgate levou 8min apenas para chegar ao local, graças às câmeras. Imaginam a ajuda que a cidade inteira poderá se beneficiar com mais instalações de diversas câmeras? É questão de resultados positivos e não há de pensar muito… É solução imediata…

  2. Pode sim haver erros .mas até aqui o prefeito Aquiles já fez muito mesmo com poucas verbas da prefeitura. Não estou aqui defendendo partido algum mas na minha opinião em 9 meses de posse à prefeitura fez muitas melhorias que em 4 anos do antigo governo não se via. O povo não tem paciência cada coisa tem q ser feita de uma vez até porque, se não tivesse tantos “rombos” na prefeitura talvez tivéssemos mais agilidade e cumprimento dos pedidos do povo. Opinião.

Comments are closed.