Contador da prefeitura de Penha é o primeiro servidor a prestar depoimento em CPI do INSS

[adinserter block=”1″]

Agairto, o primeiro da direita para a esquerda, foi ouvido pelos vereadores por 40 minutos (Victor Miranda/CVP)

O contador Agairto Tachini Schneider, servidor da prefeitura de Penha há 31 anos, foi o primeiro a depor na CPI do INSS. A Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada para investigar a dívida de R$ 51,5 milhões contraída pelo município com o Instituto Nacional do Seguro Social, ouviu o contador na manhã desta terça-feira, no Plenário da Câmara.

Schneider foi questionado durante cerca de 40 minutos sobre as compensações realizadas pelo município e também sobre a contratação da empresa Pública Consultoria e Desenvolvimento Profissional que prestou assessoria para o município; serviço que custou aos cofres públicos municipais cerca de R$ 1,7 milhão.

O contador explica que o município está recorrendo judicialmente da dívida que pode comprometer absurdamente as finanças de Penha. “Nós vamos fazer todo um levantamento do valor dessa dívida, como já foi feito, e a administração vai tentar recorrer, porque o valor é muito alto para o município. E as condições que a Receita (Federal) apresenta para parcelamento podem inviabilizar nosso orçamento”, alerta Agairto.

[adinserter block=”1″]

Próximos passos

Presidida pelo vereador Silas Renato Antonietti (PSD), a CPI agora deve convocar outro contador efetivo da administração municipal: Almir Rogério dos Santos. A oitiva com o servidor está marcada para o dia 12 de março, às 9h30min, na sede da CVP.

Posteriormente, a comissão deve convocar para depor os representantes da empresa Pública Consultoria e também o ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB). “A partir do depoimento do Almir, vamos chamar a empresa Pública e também o ex-chefe do executivo que têm responsabilidade direta nesta questão. Queremos saber como que nós chegamos nesta situação”, afirma Silas.

Além de Silas, integram a CPI o relator Maurício Brockveld (PROS), Jesuel Francisco Capela (PSDB), Antônio Alfredo Cordeiro Filho (DEM) e Everaldo Dal Posso (PMDB).

O presidente do Legislativo Penhense, Isac Hamilton da Costa (PR) e os vereadores Luiz Américo Pereira (PSDB) e Maria Juraci Alexandrino (PMDB) também acompanharam a oitiva na manhã de terça-feira.

Leis mais: