ciclovia da praia alagre

Prefeitura conclui extensão de ciclovia da Praia Alegre e comerciantes alegam que foram pegos de surpresa

O vídeo acima foi gravado ontem, às 22h15min, em frente à antiga Costa Sul Pescados, no Centro de Penha. Dois funcionários de uma empresa contratada pela prefeitura concluíram a extensão da ciclovia da Praia Alegre, na Avenida Nereu Ramos. O trabalho pegou comerciantes e a Associação de Moradores da Praia Alegre de surpresa. Eles aguardavam uma resposta do prefeito Aquiles da Costa (PMDB) sobre se a ciclofaixa seria instalada antes ou depois da temporada. “Mas a resposta dele veio. Está aí, sendo instalada na avenida sem qualquer tipo de contato com a associação ou comerciantes”, disse o presidente da associação de moradores, Hubert Junior Schmoegel.

[adinserter block=”1″]

No dia 3 de outubro, moradores e comerciantes da Praia Alegre se reuniram com o prefeito na Câmara para debater o tema da ciclofaixa na Avenida Nereu Ramos. O caso repercutiu na cidade após a prefeitura dar início à sinalização da ciclovia com a pintura no asfalto. Os lojistas alegaram que perderiam estacionamento com a faixa e chegaram a organizar um abaixo-assinado contra a medida; já a prefeitura apresentou uma ideia para não prejudicar o comércio: criar bolsões nas paradas de ônibus e um sistema binário com a Avenida Ivo Silveira, a beira-mar da Praia Alegre, paralela à Avenida Nereu Ramos e que já conta com ciclovia.

“Ficou acertado naquela reunião que ele nos daria um posicionamento sobre a ciclovia e sobre esse binário. Mas ele simplesmente nos ignorou”, disse a moradora Rosiane do Carmo Souza de Souza, proprietária de salas comerciais na Avenida Nereu Ramos.

Funcionários de empresa terceirizada trabalhavam ontem à noite na extensão da ciclovia da Praia Alegre (Foto: Raffael do Prado)

Na terça-feira da semana passada (10), o prefeito Aquiles foi convidado para participar de uma reunião da Associação de Moradores da Praia Alegre; como não conseguiu horário para comparecer, enviou um ofício informando que se manifestaria esta semana para a associação, segundo informou o presidente da entidade. “Queremos debater com ele que essa questão do binário é algo totalmente sem lógica, já que obrigaria a prefeitura a retirar a ciclovia da beira-mar”, disse o presidente da entidade, Hubert.

[adinserter block=”1″]

O que diz a prefeitura

A extensão da ciclovia na Praia Alegre não é o ponto da discussão, no entendimento da prefeitura. O governo deixou claro que a faixa para ciclistas seria executada. “O que está sendo analisado, e o próprio prefeito assumiu com os comerciantes, é a possibilidade de adiantar o sistema binário, que foi a maior argumentação entre os comerciantes que a princípio não são contra a ciclovia”, disse Eduardo Bueno, assessor do prefeito Aquiles.

Segundo ele, a prefeitura preparou ações conjuntas para melhorar a sinalização de trânsito da Praia Alegre. “E não a extensão da ciclovia de maneira isolada”, ponderou o assessor.

O projeto atual para a Avenida Nereu Ramos não contempla um binário; porém, prevê ponto de ônibus e sinalização. “Portanto, cumpre os requisitos que os próprios comerciantes levantaram (na reunião do dia 3)”, completou o assessor. Conforme Bueno, o prefeito teria um proposta para os comerciantes, mas ele não soube informar à reportagem o teor dessa proposta.