debate sobre ciclovia

“Cedo ou tarde a ciclovia vai chegar”, avisa prefeito em conversa com empresários na Câmara

“Voltar atrás agora nessa questão seria um retrocesso”, disse o prefeito (Reprodução/Notícias de Penha)

Ficou para a semana que vem a definição sobre o que a prefeitura fará em relação à ciclovia instalada na Avenida Nereu Ramos, no Centro. Ontem, o prefeito de Penha, Aquiles da Costa (PMDB), conversou com cerca de 40 empresários da região da Praia Alegre, contrários à ciclovia. Eles argumentam que perderão vagas de estacionamento.

Após quase duas horas de debate, o prefeito se comprometeu em avaliar com a equipe de governo uma forma de não prejudicar os comerciantes. Uma das alternativas é a criação de um sistema binário; a ideia é que a Avenida Ivo Silveira (beira-mar) permaneça sentido Balneário Piçarras e a Avenida Nereu Ramos tenha sentido único (Portal/Centro de Penha).

[adinserter block=”1″]

“Tenho que avaliar com a minha equipe de governo se há dotação orçamentária para fazer um teste desse sistema binário. Mas só terei uma resposta na semana que vem”, disse Aquiles, reforçando que a ciclovia instalada na Avenida Nereu Ramos vai acontecer, “cedo ou tarde”, nas palavras dele.

A demanda apresentada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é que o teste para a implantação do sistema binário ocorra após a temporada. “Nesse primeiro momento, pedimos a retirada da ciclovia para que não atrapalhe o comércio no verão. Após esse período, concordamos que o sistema binário seja testado, bem como a ciclofaixa da Nereu Ramos”, pontuou o presidente da CDL, João Eduardo Sensi.

Debate sobre ciclovia

A moradora Rosiane do Carmo Souza de Souza vive na Praia Alegre há 28 anos. Ela recorda que há dois anos, quando a Avenida Nereu Ramos foi revitalizada, os comércios perderam os estacionamentos que tinham nas calçadas.

“A promessa era de que o acostamento ficaria para uso como estacionamento, e não como ciclovia. Aí, dois anos depois, vem essa novidade, em detrimento do comércio local”, disse a moradora, que possui salas comerciais na avenida.

O prefeito ouviu os argumentos da moradora e de outros empresários que estavam na Câmara. Após todos falarem, Aquiles defendeu a permanência da ciclofaixa. “Nós entendemos que precisa ter a ciclovia. Melhora significativamente o comércio. Todo mundo está usando bicicleta e é uma opção saudável. Voltar atrás agora nessa questão seria um retrocesso”, disse o prefeito.

[adinserter block=”1″]

Referência não agradou

Antes de abrir para o debate, o prefeito mostrou a repercussão de uma reportagem publicada no Notícias de Penha. No texto “Comerciantes organizam abaixo-assinado contra ciclovia da Avenida Nereu Ramos, no Centro de Penha“, empresários da Praia Alegre questionam a falta de planejamento da prefeitura.

Silvana Karina Fritzen, sócia-proprietária da agropecuária Agro Comercial, argumentou na reportagem que a Avenida Nereu Ramos é estreita e não comportaria ciclovia. “Como fica a parada dos ônibus? Eles terão que, ou parar em cima da faixa ou no meio da rua”, comentou.

O prefeito apresentou dados da fanpage do Notícias de Penha no Facebook. No link da reportagem publicado na rede social, 105 pessoas comentaram sobre o tema; dessas, 100 se mostravam favoráveis à ciclovia. “Apenas cinco são contrárias”, reiterou o prefeito.

A referência da página do Notícias de Penha no Facebook não agradou aos empresários. “Quer dizer então prefeito que eu deveria mostrar a minha insatisfação nessa página para o senhor me ouvir?”, questionou a moradora Rosiane.

O arquiteto Gabriel Volpi, morador da Praia Alegre, questionou se a prefeitura fez antes um estudo sobre o número de ciclistas que pedalam na Avenida Nereu Ramos. “É necessário planejamento e eu acredito que não existe retrocesso quando se planeja. Fiquei bem triste com essa comparação do Facebook; não tem como considerar aquilo como base de reflexão, não é a opinião da comunidade”, ponderou Gabriel.

Sobre os pontos de ônibus, o prefeito Aquiles mostrou que é possível combinar a ciclovia da Nereu Ramos com as paradas. “Temos uma projeto para três bolsões de parada de ônibus. Não vai atrapalhar o trânsito e nem os ciclistas”, completou.



2 Replies to ““Cedo ou tarde a ciclovia vai chegar”, avisa prefeito em conversa com empresários na Câmara”

  1. Concordo com a ciclovia porém sejamos coniventes porque na Eugênio Krause ela fica na esquerda e na Nereu Ramos na direita?? Simplesmente fazer por fazer boa tem cabimento precisa ficar bom pra todos !!

Comments are closed.