Tá pensando em viajar? Saiba a importância de um roteiro de viagem bem elaborado

O roteiro de viagem…não tem como escapar dele. Sabemos que existem diversos perfis de viajantes; aqueles que gostam de colocar a mochila nas costas e pegar a estrada sem rumo; os que saem sabendo pra onde vão, mas que não sabem o que vão fazer por lá; e aqueles que sabem pra onde estão indo, o que vão fazer, o horário e assim por diante.

Para estes que planejam tudo, assim como nós, o roteiro é o carro chefe da viagem. E elaborá-lo pode dar muito mais trabalho do que se pensa. Já passamos alguns dias elaborando nossos roteiros; temos, inclusive, diversos amigos que acabaram desistindo de fazer roteiro e optaram pela ajuda de um profissional para isso.

Tínhamos uma certa experiência viajando e queríamos economizar o máximo em nossas viagens. Por isso, optamos por fazer por conta própria. Claro que meu curso de Turismo e Hotelaria contribuiu e muito para não perdermos muito tempo e colocarmos logo o roteiro no papel.

Se você está aí pensando em elaborar o roteiro da sua próxima viagem e não sabe nem por onde começar, vamos te dar umas dicas para você montar um roteiro eficiente que fará com que você ganhe tempo em cada lugar a ser visitado e consequentemente consiga aproveitar muito mais a viagem. Confira AQUI as nossa fotos e viagens e veja abaixo as nossas dicas para um roteiro de viagem perfeito.

O roteiro de viagem é importante para garantir que você faça uma viagem inesquecível. Essa foto foi tirada na Ilha de Koh Nang Yuan, na Tailândia (Foto: @wmiguel)
  • Divida sua viagem em dias e coloque os horários de cada atividade. Ex: Dia 1º: 7h30min Acordar, 8h30min Sair do Hostel X, 9h entrada no museu X, 12h Almoço no restaurante Y, 13h30min Passeio no Park Z, 19h Jantar na Rua Tal, 22h30min retorno ao Hostel.
  • Pesquise cada atividade e pegue dicas com quem já fez e coloque o máximo de informações em seu roteiro de viagem, pois é impossível lembrar de todas as dicas que recebemos. Ex: Dia 2 – 7h30min Acordar, 8h30min Sair do Hostel X, 9h entrada no museu X (a visita nesse museu dura em média de três horas e as peças mais interessantes estão no andar 2 e 3, Obs: comprar ticket online para não perder tempo em filas…)
  • Confira no mapa a localização de cada lugar a ser visitado. Otimize seu tempo escolhendo lugares que exigem pouco deslocamento para visitar no mesmo dia. Se tiver que trocar de cidade ou bairro, visite tudo naquele lugar antes de se deslocar, pois idas e vindas demandam tempo e podem fazer com que você deixe de visitar alguma atração famosa por falta de tempo.
  • Tenha seu roteiro sempre a mão e revise ao final de cada dia. Principalmente para as viagens mais longas: de uma lida em seu roteiro ao final de cada dia para ter certeza que nada ficou pra trás ou até para encaixar uma visita extra naquele lugar que você achou incrível.
  • Tenha sempre um plano B para atividades ao ar livre que dependam de tempo bom para serem realizadas. Ex: Dia 6 – 4h Acordar, 7h Saída para Subida no Vulcão Y (Caso o tempo não esteja propício para esta atividade, trocar por visita ao Aquário Z…)
  • Tenha em mente que elaborar um roteiro não é uma tarefa simples, mas é muito prazerosa e te faz começar sua viagem antes do embarque. A internet está aí para facilitar muito nossa vida e oferece um mundo de informações, mas se preferir evitar qualquer “dor de cabeça” procure um profissional de turismo que ele lhe ajudará a turbinar seu roteiro. Esperamos ter contribuído para a elaboração de seu roteiro, agora mãos à obra e boa viagem!

Colunas anteriores