Os gastos de uma viagem envolvem muito planejamento e controle; veja as nossas dicas

Viajamos por 8 dias pela belíssima Indonésia (Foto: @viajandotododia)

Hoje vamos falar de despesas em viagens e como economizar e ter o controle total dos seus gastos para evitar surpresas indesejadas, principalmente em viagens de longa duração.

Com o passar do tempo, a cada viagem aprimoramos nosso jeito de controlar as finanças da melhor forma a fim de aproveitar muito, gastando pouco. Vimos que, principalmente nas viagens de longa duração, a gestão do nosso budget era crucial para fazermos tudo o que planejamos sem ficar com o bolso vazio.

Em primeiro lugar, é de extrema importância que você defina um roteiro para sua viagem. Quais lugares irá visitar, quais passeios quer fazer, qual transporte você utilizará e quais dias e horários irá fazer tudo isso. E outro detalhe muito importante: que tipo de hospedagem utilizará.

Tendo tudo isso organizado em forma de roteiro, é hora de pesquisar os valores de cada coisa, valor de entradas dos lugares que serão visitados, valor do transporte, passeios, hospedagem etc. Tudo isso fará parte do seu roteiro e lhe dará uma base do valor que será gasto por dia em sua viagem.

O próximo passo é pesquisar o valor médio da comida nos lugares a serem visitados, assim como estimar um valor a ser gasto com souvenires, presentes, roupas e bugigangas que serão compradas durante a viagem.

Feito isso você já terá uma estimativa do custo total de sua viagem, quanto dinheiro levará e quanto gastará a cada dia. Sabemos que tudo isso na teoria parece simples. Por isso aí vão umas dicas para você controlar seu suado dinheiro durante a viagem e evitar se endividar por falta de planejamento.

  • Anote todas as despesas da viagem todos os dias (e são todas mesmo, desde uma água de coco na praia até um colar que comprar de um hippie na rua) Tire 15 minutos no fim do dia para somar todas as despesas do dia – Com o total do dia na mão você poderá ver se está indo além do que pode gastar ou se está economizando mais do que imaginava.
  • Evite gastar com supérfluos – Lembrancinhas que depois ficarão esquecidas na gaveta, ou roupas que usará uma vez só, muitas vezes podem te privar de fazer um passeio por um lugar exótico que seria inesquecível.
  • Leve o mínimo de bagagem possível – isso economiza com carregadores de bagagens, tickets e transporte.

Seguindo esses passos temos certeza que irá economizar durante sua viagem, terá a noção do valor real gasto e verá que é possível viajar gastando menos do que se imagina.

Abaixo, a planilha de gastos da viagem à Indonésia, não contabilizando a passagem, lembrando que saímos de Perth, na Austrália, onde moramos por dois anos.

A chave para gastar pouco e aproveitar muito a viagem é ter metas, trabalhar arduamente para cumpri-las, mudar seus hábitos, fazer programas mais alternativos, economizar no dia a dia, pesquisar passagens, verificar qual a rota mais econômica e se manter focado no objetivo, que logo você alcançará.

Colunas anteriores