Penha indica Cláudio Bersi e Foliões do Divino para receber Troféu Açorianidade da UFSC em 2019

Os foliões da Festa do Divino Espírito Santo de Penha e o escritor, jornalista e pesquisador Cláudio Bersi de Souza foram oficialmente indicados ao Prêmio Açorianidade de 2019 pelo Município de Penha. A indicação ocorreu terça-feira, dia 11 de junho, durante reunião do conselho deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, e foi feita pelo diretor de Cultura de Penha, professor Eduardo Bajara.

A proposição é importante, segundo o diretor, porque Penha será neste ano a cidade-sede da 26ª edição do Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, após 22 anos sem ser anfitriã do evento, que é itinerante e reúne todas as cidades catarinenses que têm sua base histórica na cultura e colonização luso-açoriana.

De acordo com Bajara, o Troféu Açorianidade 2019 será dividido em 10 categorias, e seus nomes são os mesmos das nove ilhas dos Arquipélago dos Açores e à Ilha de Florianópolis; há ainda o 11º prêmio, dedicado à cidade-sede, e o 12º, considerado “Prêmio Especial”.

Bajara defendeu sua proposição aos conselheiros do núcleo, citando a importância do trabalho de Cláudio Bersi na historiografia local, como escritor, jornalista e romancista, autor de mais de 30 livros, entre biografias, pesquisas e romances, além do Hino de Penha e outras produções. “Bersi é referência na produção literária e de pesquisa local, com 33 obras publicadas e mais de mil artigos em revistas e jornais”, considera Bajara.

Já os foliões de Penha são os tocadores oficiais da Festa do Divino Espírito Santo. É uma agremiação musical religiosa e típica com 183 anos de existência, e com várias formações. Na edição da festa encerrada no último dia 10 de junho, inclusive, os foliões estrearam seu novo folião-mirim, o pequeno Igor, bisneto de um dos foliões que marcaram a trajetória da festa: João Maurício dos Santos.

A proposta de Penha para a premiação será avaliada nas duas próximas reuniões do NEA: a que acontece em julho, em Criciúma, e a de Balneário Piçarras agendada para agosto e a última antes da festa, que será em setembro deste ano. “Em Balneário Piçarras haverá a divulgação oficial dos vencedores do Troféu Açorianidade 2019, os quais serão premiados na edição de Penha”, observa o diretor de Cultura.

Na mesma reunião, Bajara ainda divulgou a programação da 260ª Festa de São João e São Pedro, cujas novenas preparatórias iniciam hoje (13 de junho), em Armação do Itapocorói – uma das mais antigas festas religiosas do Estado, simultânea à celebração dos 260 da Capela São João Batista. Eduardo e o prefeito Aquiles da Costa torcem para que o NEA aprove a indicação local visando esse reconhecimento importante dos foliões do Divino e do escritor Cláudio Bersi de Souza.