Ciclone vai provocar ventos de até 90km/h no sul do Brasil

Uma área de baixa pressão atua sobre o Sul do Brasil nos próximos dias. A partir da noite de amanhã (quarta-feira, 02) uma área de baixa pressão passa a atuar sobre o Sul do Brasil e até a quinta-feira (03) favorece o aumento da nebulosidade, além de provocar temporais com chuva e vento fortes no oeste e no norte do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e no Paraná.

A partir de quinta-feira (03) esse ciclone avança em direção ao oceano e provoca vento intenso também no litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro.

Na quinta-feira as rajadas de vento ficam entre 70 e 90km/h em Santa Catarina e no Paraná.

Até a noite de quinta-feira, a baixa pressão se intensifica dando origem a um ciclone extratropical (ciclogênese) no litoral de Santa Catarina, com rajadas de vento por volta de 90km/h.

Na sexta-feira (04) o ciclone extratropical se intensifica e se afasta do litoral em direção ao oceano. O vento ainda sopra intenso no litoral de Santa Catarina e as rajadas com até 70km/h influenciam também o litoral do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Em alto-mar, segundo o Climatempo, ao largo da costa do Sul e do Sudeste as rajadas de vento ficam entre 100 e 120km/h. O vento soprando intenso sobre o oceano deixa o mar bem agitado, com ondas chegando a 4 metros de altura em alto-mar.