Secretaria de Educação de Penha anuncia abertura de inscrições para rematrículas e novas matrículas

Começa nesta segunda-feira, 23 de novembro, os pedidos de transferência de alunos que já estejam matriculados nas unidades escolares municipais de Penha (escolas, creches e centros de educação infantil – CEI). Estudantes que desejam continuar na mesma escola, creche ou CEI serão automaticamente rematriculados, com a atualização dos documentos sendo solicitada apenas no início do ano letivo em 2021.

Já os pais de alunos que desejam solicitar a transferência para outra unidade escolar, tem até o dia 04 de dezembro para fazer a rematrícula. Eles devem fazer a requisição à unidade escolar atual, para que esta verifique se há vaga disponível na unidade solicitada, e caso positivo, os pais então irão agendar previamente por telefone o dia e hora em que visitarão a nova escola para fazer a rematrícula.

Já as inscrições para novas matrículas na rede de ensino municipal acontecerão 07 a 11 de dezembro. Pais ou responsáveis deverão agendar por telefone o dia e horário em que virão fazer a matrícula, na unidade escolar pretendida. No caso das novas matrículas é necessário entregar os documentos necessários na inscrição. Não havendo vaga na unidade escolar do bairro ou localidade, o aluno será encaminhado pela direção à unidade mais próxima em que houver disponibilidade de vaga.

Terão direito a matrícula no 1º ano de Ensino Fundamental os alunos com 06 anos completos ou a completar até 31 de março de 2021. A criança que completar 06 anos após 31 de março, terá direito à matrícula na pré-escola, mesmo que já o tenha frequentado.

O pedido de matrícula para Creche (0 a 3 anos) deverá ser realizado através do cadastro online pelo link disponível no site da Prefeitura de Penha: https://lista-espera-online.betha.cloud/#/eyJkYXRhYmFzZUlkIjozNCwiZW50aXR5SWQiOjM3LCJhbm9MZXRpdm8iOjQyNzh9/home. O pedido por vaga poderá ser feito em qualquer período do ano, sendo respeitado o cadastro de inscrição da fila única. As matrículas são efetivadas de acordo com a disponibilidade de vagas, seguindo criteriosamente a ordem de classificação do cadastro.

Segundo a secretária de educação de Penha, Deise Izonete de Souza, o cadastramento desse ano procura levar em conta a situação da pandemia da COVID 19, respeitando o distanciamento social e os protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Os pais só deverão ir as escolas e creches depois de agendar, para evitar filas e aglomeração”, explica. Só será permitido entrar nas unidades escolares de máscara, e também haverá álcool gel disponível, para higienização.

Para maiores informações (como a lista de documentos necessários), os pais devem consultar o EDITAL 01/2020/ DA SEDUC, disponível em anexo nesta matéria ou ligar para a Secretaria Municipal de Educação, pelo telefone 3345-4025.