Câmara de Penha aprova cartão que identifica pessoas com fibromialgia

A Câmara de Vereadores de Penha aprovou na segunda-feira (26) o projeto que institui o cartão de identificação para pessoas com fibromialgia. O Projeto de Lei Ordinária nº 85/2020, de autoria do Legislativo, obteve unanimidade do plenário durante a 38ª Reunião Ordinária – realizada de forma remota devido à pandemia.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a síndrome da fibromialgia atinge cerca de 3% dos brasileiros (praticamente sete milhões de pessoas). Esta doença se manifesta com dores crônicas pelo corpo, sem motivo aparente, associadas a outros sintomas como fadiga, alterações no sono, podendo ainda provocar depressão e ansiedade – o que afeta drasticamente a vida dos pacientes.

A identificação dos portadores da síndrome poderá facilitar e agilizar o atendimento destas pessoas nos serviços públicos oferecidos no município, considerando-se os graves sintomas enfrentados diariamente por estes pacientes.

O PLO nº 85/2020 foi o único projeto discutido e votado na ordem do dia. A próxima reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Penha será realizada na terça-feira (3) devido ao feriado nacional do dia 2 de novembro.