Balneário Piçarras conquista pela terceira vez a certificação internacional ‘Bandeira Azul’

Pela terceira vez a praia de Balneário Piçarras conquista a certificação Internacional Bandeira Azul. Neste ano o Júri Internacional Bandeira Azul fez a reunião online em 06 de outubro, onde foram avaliadas as candidaturas das praias, marinas e embarcações de turismo de todos os países do hemisfério sul. No Brasil 18 praias conquistaram o título para a temporada 2020/2021, sendo 11 em Santa Catarina. Em Balneário Piçarras a certificação foi aprovada para o trecho de 1,65km – entre a descida da Avenida Getúlio Vargas até a Rua 2660, na orla Norte.

Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education), e no Brasil é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). Para se qualificar para a Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

“Dentre os 34 critérios que devemos cumprir, gostamos de destacar a ‘balneabilidade’, onde o município faz análise de dois tipos de bactérias, uma é enterococos, e o outra escherichia coli, que são bactérias que apresentam se a água está poluída ou não, e nós temos resultados super positivos e sempre mantendo a qualidade própria para banho no trecho onde tem a Bandeira Azul. Também fazemos análise de pH, resíduos flutuantes – óleos e graxas – entre outros critérios”, explica o presidente da Fundação do Meio Ambiente, Marcos Zaleski.

Outros critérios destacados estão a preservação da restinga com existência de passarelas elevadas de acesso à praia, simbologias indicando a proibição de acessos irregulares, além de 100 placas de identificação da fauna e flora local que habitam a região. Também é exigida a gestão de resíduos sólidos – contendo lixeiras de recicláveis e não recicláveis, e a destinação correta desses resíduos. Além de toda a parte de infraestrutura, calçadão e deck ecológico, iluminação, postos salva-vidas dentro das normas.

“Esse é um certificado que vem destacar as boas práticas ambientais que o município vem desenvolvendo. Reforça nossa missão e visão, que é de ser uma praia com um novo conceito, que valoriza a conservação dos ambientes naturais, das restingas e dos espaços protegidos, da acessibilidade, atraindo um turismo qualificado e mais consciente”, enfatiza Zaleski.

Durante a temporada Bandeira Azul, a bandeira deve estar hasteada diariamente na praia, pois é o símbolo que representa o programa, e também uma indicação de conformidade e deve permanecer hasteada durante o período em que todos os serviços essenciais ao cumprimento dos critérios estão disponíveis.
No Brasil, este ano, a temporada Bandeira Azul deverá iniciar excepcionalmente após o dia 16 de novembro, devido restrições relativas ao processo eleitoral. Em função da pandemia, o hasteamento da bandeira em cada um dos destinos vai depender dos decretos que incidem sobre a área da praia ou marina.

Maior do Brasil

Um novo desafio foi lançado para a praia de Balneário Piçarras, que neste ano inscreveu em Fase Piloto, o trecho de ampliação da Avenida José Temístocles de Macedo para a obtenção da Bandeira Azul, o que pode tornar a maior praia com o selo no país. Ao todo, o município possui 3,35km de praia participantes do Programa, representando mais de 50% de toda a orla da cidade.

“Nossa praia já está em fase piloto, e buscaremos ser no ano seguinte a maior Praia Bandeira Azul do Brasil. Um grande desafio lançado, mas que será recompensado no futuro, e é nesse caminho que pretendemos trilhar, mais sustentabilidade, mais turismo consciente para a praia de Balneário Piçarras”, finaliza Marcos.

Iniciativa privada custeia divulgação

Desde 2018 o município fomenta as parcerias público-privadas para o custeio das ações de marketing do Programa Bandeira Azul em Balneário Piçarras. O Departamento de Comunicação elabora anualmente o Plano de Comunicação com metas e estratégias para fortalecer a imagem do trecho de praia sustentável como destino turístico. As empresas participam com cotas de apoio e, em contrapartida, suas marcas são vinculadas nos materiais divulgados.

Turismo e Economia

Além do desenvolvimento ambiental proporcionado ao município, a certificação do programa Bandeira Azul traz bons resultados econômicos e turísticos para a cidade. Em uma pesquisa feita pelo município em janeiro deste ano, com o comércio local e trade turístico a respeito da Bandeira azul na última temporada, mais de 90% dos entrevistados disseram que o programa Bandeira Azul deve ser mantido e ampliado no município.
“Com a certificação Bandeira Azul a praia de Balneário Piçarras ganhou destaque nacional, e hoje é, seguramente, reconhecida como uma praia que oferece uma experiência única de sustentabilidade. Desta forma, posicionou o destino no mercado turístico, aumentando os resultados positivos e o fluxo de visitantes”, destaca a Secretária de Turismo, Susan Corrêa.