Praia Grande, em Penha, recebe certificação internacional ‘Bandeira Azul’

Boa notícia veio após assembleia ocorrida em Copenhague, na Dinamarca; orla atendeu a 34 critérios estabelecidos pelo principal programa de certificação de praias do mundo e terá bandeira hasteada na segunda quinzena de novembro.

O reconhecimento internacional a uma das mais belas praias de Santa Catarina acaba de chegar. A Praia Grande, em Penha, será a 18ª orla do Brasil a ter a certificação internacional “Bandeira Azul” para a temporada de verão 2020/2021 – classificação dada a um seleto grupo das melhores praias, conforme lembra o prefeito Aquiles da Costa, já que essa é a certificação de praias mais importante do mundo.

A definição das 18 bandeiras que serão hasteadas no Brasil nesta temporada, e a inclusão de Penha, ocorreu em uma reunião promovida semana passada, em Copenhague, na Dinamarca, e considera os altos padrões de qualidade exigidos pela entidade.

A certificação é dada às praias participantes do programa que atendem aos critérios estabelecidos pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos Foundation for Environmental Education (FEE). “O trecho compreendido entre a Pedra do Meio e Praia do Canto é verdadeiramente privilegiado, sabíamos que seria reconhecido entre nossas 19 praias”, enalteceu o prefeito Aquiles, ao receber a notícia.

Para conseguir a aprovação, é preciso atender a 34 critérios específicos de qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Entre as certificações brasileiras, 11 praias são de Santa Catarina. As únicas catarinenses selecionadas na Dinamarca foram Penha, Bombinhas e São Francisco do Sul.

“Este selo garante uma praia limpa, segura, com qualidade de água e com serviços e infraestruturas adequadas; desta maneira, busca compatibilizar a preservação dos ecossistemas e a educação ambiental para um turismo sustentável e serve de modelo e padrão para estruturar todas as praias da cidade”, aponta Cleber Neumann, secretário de turismo de Penha.

Primeira vitória foi nacional

A Praia Grande, inscrita pelo Governo Municipal de Penha em 2018, foi aprovada na primeira fase do projeto, a nacional, já para temporada 2020/2021. A comunicação dessa seleção nacional foi dada em julho último, pela coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, do Instituto Ambientes em Rede.

A sugestão partiu da Secretaria de Turismo, em parceria com o Comitê de Gestão da Orla. “O trecho entre a Pedra do Meio e Praia do Canto tem sido conservado e estruturado ao longo dos anos também pela Associação de Surf local e a Associação de Moradores ”, comentou o secretário.

A entrega das bandeiras às praias selecionadas, incluindo a de Penha, está prevista para após a data de 16 de novembro, concluído o período eleitoral. Adicionalmente, em função da pandemia, o hasteamento da Bandeira Azul em cada um dos destinos vai depender dos decretos que incidem sobre a área da praia ou marina.