Imunizar 1.489 crianças em nova campanha de multivacinação é a meta da Saúde de Penha

Penha integra a partir do dia 5 de outubro, próxima segunda-feira, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e multivacinação, até dia 30, com programação especial no chamado “Dia D”, programado para 17 de outubro, com meta de imunização de 1.489 crianças entre 1 a 4 anos de idade.

De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio de Mello, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), populares postinhos, estarão vacinando com todas as imunizações completas na Central, Armação do Itapocoróy, Gravatá, Santa Lídia, Mariscal e Nossa Senhora de Fátima.

Já as UBSs da Cohab e São Cristóvão imunizarão apenas contra a pólio, pois não há salas de vacina nesses dois bairros. A Secretaria de Saúde, entretanto, fará horário estendido nas unidades visando atingir a meta de vacinação local.

“Até as 19h, todos os dias da semana, uma ou duas unidades ficarão abertas até 19h, ou seja, duas horas a mais para atender toda a comunidade, apenas para a vacina”, detalha a enfermeira Jaine Luci Spricigo.  

Neste mês, Penha tem como meta detalhada a imunização de 427 crianças de um ano de idade, 354 de dois anos e 352 de três anos. A intenção ainda é vacinar outras 356 crianças de quatro anos de idade.

“Toda criança deve receber as duas doses da gotinha, independentemente de estar em dia com a vacina”, observa Sérgio. Ele e Jaine frisam que não há necessidade de aglomerações, em especial no dia 17. “Será o mês todo de campanha”, observam. Às segundas-feiras de outubro (menos dia 10), abre a Unidade Central; às terças, Mariscal e Gravatá; às quartas, Santa Lídia e Nossa Senhora de Fátima, e às quintas a UBS de Armação do Itapocoróy.  

Além da campanha anti-pólio, acontece simultaneamente a campanha da multivacinação para adolescentes, os quais devem receber ou colocar em dia as vacinas que fazem parte de sua faixa etária no calendário vacinal, como a vacina contra meningite C (de 11 a 14 anos), vacina contra a meningite ACWY (para adolescentes entre 11 e 12 anos) e vacina contra a HPV, entre outras. 

Unidades de Saúde – horários ampliados

– Central  —  Segundas dias 5, 19 e 26 de outubro
– Mariscal e Gravatá  — Terças dias 6, 13, 20 e 27 de outubro
– Santa Lídia e Nossa Sra. Fátima  —  Quartas, dias 7, 14, 21 e 28
– Armação do Itapocoróy  —  Quintas, dias 8, 15, 22 e 29