Vota às aultas da rede estadual está prevista para 13 de outubro

A volta às aultas presenciais no estado de Santa Catarina está prevista para o dia 13 de outubro, embora a confirmação ainda deverá partir da Secretaria de Estado de Saúde, que aguarda a evolução da pandemia do Coronavírus. Estudantes do ensino médio serão os primeiros a retornarem, além de atividades de reforço para alunos com dificuldades no aprendizado remoto. Segundo a secretaria de educação de SC, os alunos não serão obrigados a retornar e os professores incluídos em grupos de risco poderão trabalhar em home office.

Sobre a educação infantil não há expectativa de que as aulas dessa modalidade sejam retomadas ainda em 2020. O governo estadual já estipulou regras sanitárias como uso de máscara por professores e estudantes, distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas na sala de aula e aferição da temperatura a todos que entrarem nas unidades de ensino. Medidas pedagógicas também serão repassadas diretamente aos professores.

Em entrevista coletiva realizada nesta quarta, o secretário de Educação, Natalino Uggioni, explicou que o plano vale inicialmente para a rede estadual de ensino, mas que poderá servir de base para os planos municipais, podendo adotar regras diferentes das estabelecidas na rede estadual, mas que terão que respeitar critérios básicos para a retomada. Segundo o secretário, a prioridade é para com os alunos dos últimos anos, que tem vestibular e Enem pela frente.

Natalino reforçou que as aulas presenciais não serão retomadas com a grade normal, mas apenas com atividades pedagógicas de reforço para os estudantes que estão com dificuldade de aprendizado no ensino remoto. Ainda assim, mesmo esses estudantes não serão obrigados a voltar para as atividades presenciais, frisou o secretário. Ele disse, no entanto, que a escola fará contato com os alunos e com os pais nos casos de estudantes com dificuldade para falar sobre a importância do reforço presencial.

Por conta da pandemia de coronavírus, o ensino presencial está suspenso desde 19 de março na rede pública e privada do ensino infantil, fundamental, médio e de jovens e adultos. A partir da próxima semana, o Governo do Estado iniciará a fase de preparação e capacitação de formadores para auxiliar na elaboração dos planos de contingência das escolas. Conforme o governo, o objetivo é preparar os profissionais e a estrutura física da escola para que o retorno à sala de aula possa ocorrer de forma segura, quando houver condições sanitárias e epidemiológicas adequadas.

As capacitações de formadores serão realizadas regionalmente de acordo com as 16 regionais da Saúde de Santa Catarina, seguindo a matriz usada pelo Governo do Estado para Avaliação do Risco Potencial para Covid-19. Haverá a participação de representantes da Educação, Saúde, Defesa Civil, universidades e das instituições que integram o Comitê Estratégico de Retorno às Aulas Presenciais.