Projeto Origens ressalta 62 anos de emancipação de Penha

Um total de 31 grandes temas da História de Penha marcou o mês do aniversário do Município nas postagens do “Projeto Origens”, uma iniciativa do professor Eduardo Bajara de Souza, superintendente da Fundação Cultural Municipal de Penha, que aproveitou o mês de julho, em que se celebra o aniversário do Município, para relembrar fatos importantes da trajetória local.

As publicações totalizaram 3.000 curtidas na rede social Facebook, e também mais de 600 comentários dos internautas. Os compartilhamentos de conteúdo também foram generosos – mais de 1.000 por parte dos leitores que se dedicaram a acompanhar as postagens diárias do projeto, que a exemplo do mês de maio, dedicado à Festa do Divino Espírito Santo, também foi a forma de Bajara celebrar os 62 anos de Penha.

“Passamos por quase 5.000 intervenções ou visualizações”, contabiliza o superintendente, que iniciou o mês já no dia 1º de julho, falando sobre as origens de Penha quando Itapocoróy ainda integrava a Vila de São Francisco do Sul. Bajara ainda abordou a origem do nome Itapocoróy, a trajetória da Capela São João Batista, os impactos dos tratados de Tordesilhas e de Santo Ildefonso na comunidade local, a Real Armação Baleeira de Itapocoróy e a pesca artesanal.

A trajetória do principal escritor de Penha, Claudio Bersi de Souza também foi abordada, assim como a cartografia e a arquitetura locais, as Festas do Açor e do Marisco, o Mastro de São Sebastião, a origem dos sobrenomes locais e as lendas e crendices de Penha. Bajara aproveitou para falar um pouco de Beto Leite, considerado por ele o “Doutor Cultura” de Penha, a emancipação, a maricultura, o Natal dos Pretos e o fandango de São Gonçalo.

Nessas memórias, a memória prodigiosa do autor passeou por entre os foliões do Divino até a consertada; pela presença importante de João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero, até a tradição do Beira-Mar, ou ainda, os versos de Picucho Santos, ou ainda, o bloco de sujos de Armação do Itapocoróy. Os textos também foram postados no site do Coletivo Cultural Ecovida (ecovida.com).

Os registros saíram do vasto arquivo local de Bajara diretamente para as telas do Facebook. O superintendente frisa que não foi fácil selecionar assuntos e definir uma mínima ordem de importância, já que em termos da rica história local, tudo é belo e merece ser contado. O professor frisa que esse conteúdo do Projeto Origens, juntamente com o Museu Virtual da Festa do Divino, será transposto para uma página própria da Fundação Cultural, recentemente instituída pelo prefeito Aquiles da Costa. Bajara, ao final das postagens, agradece ao público internauta pela participação, leituras, comentários e sugestões.

TEMAS ABORDADOS / PROJETO ORIGENS

01 – Itapocoróy da Vila de São Francisco do Sul
02 – Origem do nome Itapocoróy
03 – Capela de São João Batista do Itapocoróy
04 – Os Tratados de Tordesilhas e de Santo Ildefonso
05 – A Real Armação Baleeira de Itapocoróy
06 – Cláudio Bersi: O Sr das Letras
07 – A Pesca Artesanal
08 – A Cartografia de Penha
09 – A Arquitetura de Penha
10 – A Festa do Açor em Penha
11 – A Festa do Mastro de São Sebastião
12 – A origem dos Sobrenomes
13 – A Dona Maria das Letras
14 – Os Sabores de Penha
15 – O Doutor Cultura Beto Leite
16 – Saberes e Fazeres Mestres de Penha
17 – Lendas e Crendices
18 – Praias e Recantos
19 – Emancipação Político Administartiva de Penha
20 – Seleção das Letras ALB
21 – Fandango de São Gonçalo
22 – Festa de São João e São Pedro
23 – Natal dos Pretos
24 – Festa dos Pescadores APEG
25 – Bloco dos Sujos
26 – Parque Beto Carrero World
27 – Sociedade Beira Mar
28 – Nosso Povo – Comunidades e Localidades
29 – O Pescador de Versos e o Folião de Versos
30 – A Festa do Marisco
31 – Descubra Penha – Sinta o Prazer de Descobrir