Começa na próxima segunda, 10, cadastro dos atingidos pelo ciclone bomba em Penha para solicitar saque do FGTS

O Governo Municipal, em conjunto com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Penha inicia dia 10 de agosto, próxima segunda-feira, o cadastramento de imóveis atingidos pelo “Ciclone Bomba” no último dia 30 de junho. Esse cadastro servirá para solicitar junto à Caixa Econômica Federal (CEF) a liberação dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) às famílias atingidas pelo vendaval.

Júlio Evaristo, coordenador da Defesa Civil de Penha, informa que a efetiva liberação do FGTS será de total responsabilidade da CEF, entidade que gere e administra o recurso. “Ainda não há uma data e nem garantia da liberação do recurso. Serão cadastrados apenas os endereços dos imóveis atingidos diretamente pelo vendaval, ou seja, que sofreram danos materiais provocados pela força do vento”, detalha ele.

O cadastramento será efetuado de segunda (dia 10) a sexta-feira (dia 14), das 12h às 18h, exclusivamente pelos números de WhatsApp (47) 3347-0584 e (47) 99724-6380. Júlio atenta que para validar o cadastro, deverão ser repassados o nome completo do solicitante; endereço completo (conforme consta no comprovante de residência, com rua, número e bairro); e ainda fotos dos danos causados no imóvel atingido.

Também vale, segundo o coordenador, a foto da nota fiscal ou cupom fiscal dos materiais adquiridos para o reparo na residência, caso já tenham sido efetuados. “Será aceita a nota fiscal ou cupom fiscal com data até 15 de julho deste ano”, pontua Evaristo.

No caso em que o solicitante não possuir documentos comprobatórios (fotos, nota fiscal ou cupom fiscal) de que o imóvel foi atingido, esta situação será avaliada isoladamente pela Defesa Civil. A coordenadoria de Penha ressalta que o cadastro efetuado é do endereço do imóvel, e não nominal do morador ou moradores. “Posteriormente poderão ser realizadas vistorias em todos os imóveis cadastrados, para constatar que foram realmente atingidos pelo vendaval”, finaliza o coordenador.

Dados úteis

Horário de cadastro: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. WhatsApp para cadastro: (47) 3347-0584 e (47) 99724-6380.
Documentos:
Nome completo do proprietário solicitante;
Endereço completo (conforme consta no comprovante de residência)
Duas fotos dos danos causados no imóvel atingido.
Nota fiscal ou cupom fiscal dos materiais usados no reparo (com data até 15 de julho)