Aulas de Muay Thai ajudam menino com autismo

O pequeno Marcos Alexandre Martins Antiqueira, de 6 anos, é um dos alunos mais aplicados da Academia de Muay Thai Pelé Team, em Penha. O menino, portador do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nível 2, treina há três anos a modalidade de luta, que vem trazendo benefícios para a vida dele. Segundo a mãe de Marcos, Cláudia Oliveira, o menino sempre foi muito agitado, acordando cedo e indo dormir tarde. “Ele acordava a 200 por hora, e geralmente bem cedo”, relembra Cláudia.

O esposo dela luta Muay Thai há alguns anos e procurou ajuda do professor Luciano de Jesus, que passou a treinar o pequeno Marcos quando ele tinha apenas 3 anos. Desde então a vida do menino mudou radicalmente.

“Ele amou o esporte tem ajudado muito. Desde então ele é uma criança mais calma e tranquila. Conversa bem e passou a se alimentar com comidas mais saudáveis e hoje fica ansioso para chegar o horário dos treinamentos”, contou a mãe.

Para o professor Luciano de Jesus, o Muay Thai ofereceu ao jovem Marcos uma oportunidade de mudança de vida. “O esporte é capaz de transformar a vida. Há vários casos em que o esporte, além de melhorar as capacidades motoras de quem está dentro do espectro, aumenta sua atenção, aprimora suas habilidades sociais e contribui para o desenvolvimento da comunicação verbal e não-verbal. Exercícios também ajudam a reduzir a ansiedade, uma característica comum entre pessoas com essa condição fundamental é a saúde”, avaliou Luciano.