Decreto de Aquiles só permite a entrada de uma pessoa por família nos supermercados de Penha

A partir de quinta-feira, 16, os supermercados de Penha só poderão liberar o acesso de uma pessoa por família. A decisão foi tomada pelo prefeito Aquiles da Costa (MDB) como forma de conter o avanço da Covid-19 no município. Atualmente Penha registra 302 casos e oito mortos pelo vírus. Conforme o decreto assinado por Aquiles, o horário de funcionamento dos mercados será das 6h às 24h; panificadoras, das 6h às 22h, de segunda a domingo.

Velórios também terão tempo reduzido para realização – de três horas, com 10 pessoas limitadas no espaço, somente no dia do sepultamento e até as 17h30. Aulas coletivas presenciais seguem proibidas, práticas esportivas coletivas também, e volta a proibição de acessos às praias. A pesca artesanal e profissional é permitida, assim como a prática individual de esportes.

Os serviços autônomos e de profissionais liberais terão normativas próprias, como agendamento para atendimento, limites de ocupação do espaço em 50% e distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. Hotéis, pousadas e o parque Beto Carrero World terão autorização para funcionamento – com observância das regras também já estipuladas.

A máscara seguirá obrigatória em toda a cidade, e as atividades religiosas presenciais serão suspensas nestes 14 dias. A Polícia Militar solicitou que o decreto também possibilite maior rigor às aglomerações familiares – reuniões de família ou amigos com música alta, número excessivo de pessoas e bebidas alcoólicas estarão na mira da lei com o novo decreto.



One Reply to “Decreto de Aquiles só permite a entrada de uma pessoa por família nos supermercados de Penha”

  1. Muita controvérsia nesta questão do Decreto senhor prefeito, até parece que as pessoas que visitam o parque não vem ao centro de Penha, não se concebe saber que para centenas de pessoas mesmo que em local aberto, tudo pode, enquanto que para trabalhar se impõem restrições descabíveis.
    Muitos moradores de Penha trabalham em outros municípios vizinhos, assim como, de outros municípios trabalham em Penha. Penha não possui um atendimento médico público satisfatório assim como muitos exames são feitos em Itajaí ou Bal.Piçarras.
    A fonte para sobrevivência, são os supermercados e comércio de outros afins, como entender que, mesmo dentre familiares talvez por analfabetismo ou falta de confiança em passar a senha do cartão para compras, não possa entrar acompanhada, isto é utopia senhor prefeito, melhor seria controlar o limite de entrada e reduzir a jornada de trabalho para doze horas consecutivas dado a necessário troca de turno e não dezoito horas pois a troca de funcionários e turnos, não deixa de ser uma forma de contaminação de dentro para fora e não de fora para dentro.

Comments are closed.