Ponte entre Balneário Piçarras e Penha ficará fechada para veículos a partir desta segunda, 13

A empresa executora da nova ponte entre Balneário Piçarras e Penha, Salver Construtora e Incorporadora, iniciará o estaqueamento do local na próxima segunda-feira, 13, após o adiamento da obra por uma semana. O adiamento foi provocado pela não instalação dos equipamentos para o fornecimento de energia no local. Apenas a passagem de pedestres e bicicletas será permitida durante a execução da obra da prefeitura de Balneário Piçarras.

Nesta primeira etapa, a ponte ficará fechada para veículos durante o dia e aberta após às 18h. A rota alternativa é pela Rua 5.000, que corta os bairros Santo Antônio e Nossa Senhora da Paz. A empresa que venceu a licitação aberta de concorrência pública, obtendo o menor preço entre todas as participantes já trabalha na nova estrutura, que é pré-moldada e será transportada até o município após a finalização de todas as peças.

Esclarecimento

A Secretaria de Obras de Balneário Piçarras divulgou que o trabalho não havia iniciado pela falta da ligação de energia por parte da Celesc, entretanto, a empresa executora não havia instalado o poste no local adequado para a ligação por parte da Celesc, provocando um desencontro de informações. Ao longo dessa semana as medidas necessárias foram tomadas para garantir a agilidade no início das obras.

A obra

A estrutura trará uma faixa exclusiva para ciclistas e amplo espaço para pedestres, contendo espaços para contemplação e a pesca, que já movimenta o local. “Já era tempo de uma nova ponte [a atual foi construída na década de 1960] condizente com a nova fase da nossa cidade e que se torne, não apenas elo de ligação entre dois lugares, mas sim um equipamento turístico, contemporâneo e que valorize a mobilidade urbana em seus meios mais sustentáveis”, explicou o prefeito de Piçarras, Leonel Martins (PSDB).

A moderna estrutura atenderá a demanda atual terrestre e náutica, possuindo uma estrutura mais larga, com 58,8 metros de comprimento. Além disso, a nova ponte terá uma altura de 5,48 metros e um vão livre de 28 metros, permitindo a navegação de barcos de até 60 pés, auxiliando tanto o turismo náutico, quanto as famílias que vivem da pesca no município, que atualmente obtêm o desenvolvimento do próprio negócio freado por um único impeditivo: o barco não passar pela ponte atual.

“Os pescadores enfrentam muitas dificuldades na entrada e saída do mar. Muitos acabam não investindo em embarcações maiores porque, principalmente em períodos de cheia, não conseguem passar pela ponte” contou Adriana Ana F. Linhares, que junto de sua família, sobrevive da pesca artesanal no município.

O projeto para a ampliação da ponte foi apresentado em abril de 2019 e custeado pelo empresariado local, através de uma parceria com as Câmaras de Dirigentes Lojistas de Balneário Piçarras e Penha. Os recursos para a obra, R$ 3,3 milhões, são provenientes de título de empréstimo com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).



One Reply to “Ponte entre Balneário Piçarras e Penha ficará fechada para veículos a partir desta segunda, 13”

Comments are closed.