Lobo-marinho de volta ao mar; confira o vídeo da soltura

O Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Univali devolveu sábado (4) ao mar um lobo-marinho-do-Sul, na Praia da Paciência. O animal havia sido resgatado no dia 2, na Praia de Armação, e estava bem fisicamente, apesar de fraco e cansado e sem marcas de lesões. A captura, segundo os profissionais do PMP, foi feita após ser constatado a presença de cães no local de encalhe, o que gerou estresse no lobo-marinho.

De acordo com a médica veterinária Adriane Steuernagel, o animal estava clinicamente saudável e com bom escore corporal. Ficou cerca de 24 horas na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, onde passou a noite para descanso. Não passou por tratamento medicamentoso, pois apresentava somente sinais de exaustão física.

O deslocamento para a unidade foi feito para a segurança do animal devido à aproximação de cães no local de encalhe. As condições climáticas e marítimas também impediram o exame clínico detalhado na praia.

As unhas das patas foram pintadas de verde para identificação externa caso o animal volte a encalhar. Este lobo-marinho havia sido registrado em maio pela equipe da Univille, instituição executora do PMP-BS. Recebeu um microchip próximo às nadadeiras peitorais, dispositivo que armazena o código do animal e indica que o indivíduo passou por outras instituições.

Confira o vídeo da soltura



One Reply to “Lobo-marinho de volta ao mar; confira o vídeo da soltura”

  1. Em dias de tantas notícias não tão boas no mundo, a alegria deste ser olhando de volta como um singelo obrigado. Que tenhamos uma boa semana ✨🌱

Comments are closed.