Penha mantém ação durante toda madrugada para desobstruir vias e atender população

Equipes da Defesa Civil e do Grupo de Resposta e Ação Coordenada (Grac) da prefeitura de Penha passaram a noite e a madrugada desobstruindo vias e atendendo solicitações de moradores atingidos pelo vendaval desta terça-feira, 30 de junho, e que causou prejuízos em toda cidade.

O prefeito Aquiles da Costa prepara um decreto local de situação de emergência na cidade, e reunirá o Grac durante o dia para avaliar os prejuízos. Terça-feira (30), às 18h, houve a primeira reunião emergencial do grupo, no auditório da Secretaria de Educação, no centro da cidade. O encontro precisou ser presencial, pois boa parte da cidade estava sem energia elétrica e sem sinal de internet. Ainda há moradores solicitando à Celesc a religação da energia em vários bairros.

Na primeira reunião de ontem, Aquiles dividiu a cidade em cinco regiões para atuação do Grac – incluindo Centro, Armação do Itapocorói, Santa Lídia, Gravatá e demais bairros. O telefone da Secretaria de Educação (3345-4025) está disponível como plantão para solicitações da comunidade, já que números de telefonia celular estão intermitentes.

Durante a madrugada, servidores de Serviços Urbanos e também da Administração, além da Defesa Civil, atuaram nos pontos mais críticos. Não há desalojados ou desabrigados, mas o trabalho de desobstrução de vias é intenso.

A estimativa da prefeitura é de que ventos de 100 km/h a 120 km/h tenham atingido a cidade. Além de vias obstruídas por quedas de árvores, placas e postes, houve muito prejuízo em casas particulares, e a manhã desta quarta-feira já foi de limpeza na maioria delas.

No patrimônio público, também houve prejuízos. A Creche Simone Reis de Souza, da Praia Alegre, foi atingida; a Creche João Batista da Cruz, no Mariscal, sofreu danos no telhado, e a Escola Antônio Joaquim Tavares, do São Cristóvão, foi destelhada e teve boa parte do muro destruído, entre outros pontos, como a Escola Básica Municipal Horacina Soares Francisco, da Cohab, onde o vento chegou a arrancar a grama sintética da quadra. O Ginásio de Esportes Sebastião João de Souza, no centro, também sofreu avarias.