CPI dos Respiradores ouve nesta terça, 30, o ex-secretário de Estado da Casa Civil

A CPI dos Respiradores na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) ouve nesta terça-feira, 30, o ex-secretário de Estado da Casa Civil, Amândio João da Silva Júnior, exonerado no final de semana pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL). “Contamos com a participação dele para que sejam feitos muitos esclarecimentos pendentes”, antecipa do relator da CPI, deputado Ivan Naatz (PL).

A oitiva de Amândio é aguardada com expectativa em função de que ele aparece em uma imagem recuperada de uma conversa por videochamada com o empresário Samuel de Brito Rodovalho, ouvido também pela CPI. Os membros da comissão consideraram grave o fato desta proximidade, apesar de a testemunha ter afirmado que Silva Junior ainda não estava no cargo quando a conversa entre os dois ocorreu.

Também foi identificado que um dos outros participantes da videochamada é Sandro Pinheiro, que foi assessor da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e era assessor especial da Casa Civil, antes de ser igualmente exonerado. Também foram convocados para a sessão desta terça, o responsável pelo Controle Interno e Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde, Frederico Tadeu da Silva, e o gerente de Execução Financeira da Pasta, Tyago da Silva Martins.