[ARTIGO] Governo Federal apresenta medidas para a retomada segura do turismo

Por Wesley Miguel
Turismólogo

Nos últimos meses diversos setores da economia do país têm sofrido os efeitos da pandemia da Covid-19, porém é perceptível que o setor do turismo foi um dos primeiros a ser afetado e será um dos últimos a se recuperar ao final deste período.

Diante deste cenário, diversos países têm elaborado planos para auxílio à retomada da atividade turística. No Brasil o Ministério do Turismo coordena o Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, no qual reúne uma série de ações para o pós-pandemia que serão articuladas em conjunto com setores público e privado.

Dentre as ações está o lançamento do selo “Turista Protegido”, o selo é a primeira etapa do programa que estabelecerá protocolos de segurança sanitária e boas práticas e identificará locais e estabelecimentos turísticos que estiverem seguindo tais protocolos de biossegurança contra o coronavírus.

Nos próximos dias o Ministério do Turismo anunciará as orientações sobre o selo, mas estão previstos 16 protocolos de boas práticas, que serão segmentados de acordo com as especificidades de cada setor do trade turístico como: meios de hospedagem, agências de turismo, locadoras de veículos, transportadoras, parques temáticos, casas de espetáculo, guias de turismo.

Para a obtenção desta certificação, o empreendedor e prestador de serviço deverá fazer o cadastramento utilizando o mesmo login do “cadastur”, terá também de aceitar o termo de autodeclaração de cumprimento das obrigações e condições de protocolos sanitários, de acordo com seu segmento, e imprimir o certificado. O selo terá um QR Code, onde o cliente poderá acessar os protocolos permitidos, fazer sugestões e qualificar o local.

Esta é uma ótima ação do MTur com a intenção de qualificar o setor turístico. Fornecendo informações importantes sobre as medidas de higiene a serem adotadas neste cenário de “novo normal” a fim de passar segurança e promover o Brasil como destino turístico protegido e preparado para receber os viajantes nacionais e internacionais. Estaremos atentos ao anúncio dos protocolos nos próximos dias e aos impactos que causará nas empresas e destinos turísticos.

Por hoje é isso, até a próxima com mais informações e conteúdos sobre Turismo, no Brasil e no Mundo.