Penha cria Centro de Coleta para agilizar exames de coronavírus

Começa a funcionar, a partir desta segunda-feira, 25, o Centro de Coleta de exames do Coronavírus em Penha, que ficará localizado em frente ao Hospital Nossa Senhora de Penha, na mesma rua em que funciona o Pronto-Atendimento (P.A. 24 Horas). O centro vem com o objetivo de agilizar e aumentar o número de exames verificando o contágio por coronavírus na cidade.

“A coleta está sendo centralizada, otimizando o tempo das enfermeiras que fazem os testes. Agora vamos agendar com os pacientes para que se desloquem em horário AGENDADO até o centro de coleta”, explica a enfermeira da epidemiologia Jaine Spricigo. Outro grande aliado da secretaria de saúde para aumentar o número de exames foi o envio de mais testes rápidos e kits de coleta pelo governo do estado.

Os pacientes com sintomas da covid-19 devem procurar as unidades de saúde do seu bairro ou o P.A. 24 horas. Eles já sairão agendados dessa unidade para atendimento no Centro de Coleta. “O paciente deve passar antes por avaliação médica para poder fazer os exames”, complementa a enfermeira. “A nossa prioridade continua sendo os pacientes que manifestam os sintomas da COVID-19, qualquer paciente que feche critério para COVID-19 é encaminhado imediatamente pra isolamento domiciliar e orientado sobre os devidos cuidados mesmo antes de realizar a coleta do exame”.

Até agora, 163 moradores de Penha realizaram o exame, sendo 98 coletas feitas no município e 65 em outras cidades.

“Inclusive temos um plano de contingência de, se necessário, transformar esse Centro de Coleta, também num centro de triagem de atendimento”, adiantou o secretário de saúde de Penha, Sérgio de Mello.