Pescadores artesanais recebem 358 latas de tinta na primeira fase do kit pescador

Os pescadores artesanais de Penha receberam com satisfação a primeira fase do “Kit Pescador” de Penha, repasse efetuado pela Secretaria de Pesca da Prefeitura. Um total de 358 latas de tinta já estão com os pescadores do Rio Iriri, do Gravatá, da Prainha de São Miguel e também de Armação do Itapocoróy, segundo informa Rubens João de Souza Filho, o Rubinho, secretário da Pesca.

A distribuição ocorreu durante todo o mês de abril, e encerrou em Armação. A entrega foi feita diretamente aos artesanais, segundo informa o prefeito Aquiles da Costa, que também participou de parte desses repasses.

A primeira fase foi relativa à entrega da tinta envenenada para os pescadores. “Nesse ano, a fim de evitar aglomerações, não fizemos solenidade de entrega”, observa o prefeito. A segunda etapa prevê o repasse de calças oleadas, coletes e capas, que finalizam o kit, mas as quais ainda serão confeccionados – o atraso deve-se à paralisação das empresas de confecção durante a quarentena.

300 capas e 300 coletes já foram entregues, e as ainda estão em fase de confecção. “Ainda faltam 100 capas, 100 coletes e as calças, mas a gente entende a demora devido ao período da quarentena, é um cenário diferente dos anos anteriores”, observa o secretário. Assim que todo o restante do kit estiver na secretaria, a Prefeitura divulgará a data final das entregas.

O prefeito Aquiles reforça que esse kit é utilizado diariamente pelos pescadores, e seu repasse é uma forma de apoiar a atividade econômica visando o sustento de dezenas de famílias de Penha. Também serão repassadas botas para os pescadores. “Por hora, os pescadores já podem usar as tintas entregues”, considera o prefeito.