Xadrez de Penha interage com alunos na internet e recebe dicas de heptacampeão brasileiro

A coordenação das aulas de xadrez do Projeto Contraturno, da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Penha, está aproveitando o período da quarentena exigida como combate ao Covid-19 para adotar estratégias de interação dos enxadristas através da internet. O professor e coordenador Maico da Costa está usando as redes sociais para colocar em destaque fotos dos alunos, estimulando-os a seguir na modalidade.

Além das publicações, os enxadristas penhenses também estão participando de torneios ‘on line’, uma maneira de se manter conectados com a estratégias de jogo e reduzir os impactos do isolamento social.

“Diariamente, posto no Facebook um aluno e suas conquistas, para dar um ênfase nesse atleta. Terminando essa série, aí vou iniciar um detalhamento sobre os torneios que participamos”, observa Maico. Um total de 15 atletas já foi destacado pelo coordenador.

O professor também criou um canal no YouTube, intitulado “Professor Maico Xadrez”, onde está postando vídeo-aulas. O resultado tem sido positivo – mais de 960 visualizações até agora -e até mesmo um grande atleta do xadrez brasileiro interagiu com os enxadristas penhenses: Rafael Leitão.

A convite de Maico, Leitão gravou um vídeo de apoio aos alunos do contraturno, e teve detalhes de sua carreira repassados aos estudantes. Rafael Leitão é atualmente o número 1 do Brasil, e tem no seu currículo títulos como o heptacampeonato brasileiro absoluto de xadrez, além de ser campeão mundial sub-12 (1991), sub-18 (1996), e oito vezes campeão pan-americano. Também faturou, em 2006, a m edalha da prata na Olimpíada de Xadrez.

Os torneios ‘on line’ dos alunos são organizados por Maico, e a partir deles, o professor indica os enxadristas locais a outros eventos, para eles participarem com atletas de Santa Catarina. “Aproveitamos o período de quarentena para participar de um torneio via internet dia 27, com vários atletas de Santa Catarina. Além da participação dos alunos de Penha, também teve a participação de Blumenau, Navegantes, Brusque e Lages, entre outros”, detalha.

Segundo Maico, o aprendizado tem sido divertido, e a internet como ferramenta tem chamado atenção não só dos atletas, mas do próprio professor. O aplicativo “Discord”, por exemplo, é muito usado, e permite conversas com o aluno em tempo real, tirando dúvidas e trocando dicas de jogo. O link para o canal do professor é o https://youtu.be/P2dNYskysZc.

Promovido pela FME, o Projeto Contraturno de Penha tem parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura, e já revelou talentos que despontam em vários torneios locais, regionais e até mesmo nacionais da modalidade – como é o caso de Mariana Nara da Costa, da Escola Municipal Horacina Soares Francisco, da Cohab, que inclusive tem vídeo com dicas no canal do professor.