[EXCLUSIVO] Isac da Costa (PL) protocola chapa independente e deve ser eleito presidente da Câmara de Penha

Reviravolta nos bastidores que vão definir a composição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Penha. O representantes do PL na Casa, o vereador Isac Hamilton da Costa, deve ser eleito o novo presidente do Legislativo penhense. A exigência do prefeito Aquiles da Costa (MDB) para que a base votasse em Maurício Brockveld (PROS) criou um racha entre os governistas.

Maurício, anunciado na semana passada o escolhido de Aquiles, não teria os votos suficientes para ser eleito. Pesou a indisposição pública que ele tem com a vereadora Regiane Aparecida (MDB), alvo de constantes ataques por parte de Maurício, e a insatisfação do vereador e atual presidente, Italiano Dal Posso (MDB), com o prefeito, que prometeu inúmeras obras no entorno do Morro do Ouro.

Isac foi presidente no ano passado e teve destaque no comando da Casa. A oposição foi quem o procurou oferecendo os votos em troca de duas cadeiras na Mesa. A chapa inscrita nesta sexta-feira tem Isac como presidente, Juju (PSDB) de vice-presidente, Joaquim da Costa (PP) como 1º secretário e Italiano (MDB) como 2º secretário.

Segundo interlocutores do processo e pessoas que estão acompanhando os bastidores, Isac, que permanece na base do governo Aquiles, convidou o atual presidente para compor uma chapa sem Maurício. O incômodo foi geral e a oposição ofereceu os votos em troca de das cadeiras de Joaquim e Juju. Não há como negar que a Mesa será mais democrática.

“Eu sou uma pessoa calma e conciliadora. Meu foco sempre é o bem do município. Acredito muito que em 2020 faremos um grande trabalho na Câmara”, disse o vereador.

A eleição ocorre na próxima segunda-feira, na última sessão do ano e deve ser polêmica. Até o momento, não houve a inscrição de uma segunda chapa.