Programa de castração gratuita da secretaria de Saúde de Penha atinge mil procedimentos

O programa Bem Estar Animal, da Secretaria de Saúde de Penha, castrou gratuitamente mil animais desde que foi lançado pela prefeitura, há um ano. Com uma média mensal de 83 castrações, o coordenador do programa, Michael Russi, projeta ampliar para 120 as cirurgias mensais.

A gatinha Iara, da tutora Rosimeire Alves, recebeu a milésima castração, que foi celebrada pela equipe do programa no final de outubro. Rosimeire é moradora do Mariscal, onde está instalado o Vet Contêiner, local das cirurgias.

Como participar

Para se inscrever, os donos de cães e gatos devem procurar as unidades básicas de saúde do seu bairro, e agendar a cirurgia. Apesar de estar no Mariscal, o atendimento vale para todo o município. “É uma agenda online, então assim que é inscrito no posto de saúde, já está no nosso sistema”, explica Russi. A partir do agendamento, os pedidos entram numa fila de espera, que é atendida por ordem de inscrição.

Cada animal das famílias cadastradas que procurarem o serviço terá uma consulta prévia na unidade móvel, para avaliação de saúde e possibilidade de receber a operação. Cães abandonados também poderão ser esterilizados, desde que alguém se responsabilize em cuidar do animal no pós-operatório.

A iniciativa do Vet Contêiner é pioneira na história de Penha, que através da Secretaria Municipal de Saúde efetuou um cadastramento de animais domésticos do município. O prefeito Aquiles da Costa informa que com esse projeto coloca em prática a proposta de combate efetivo da superpopulação de animais domésticos em Penha