Prefeitura aposta em transparência com transmissão ao vivo de licitações

As licitações da prefeitura de Penha passam ser transmitidas ao vivo. A primeira ocorreu nesta quarta-feira (30) e foi realizada para a contratação de serviço de alimentação para os funcionários do Pronto-Atendimento. Os vídeos das licitações ficarão disponíveis no canal da prefeitura no Youtube (AQUI) para moradores, fornecedores e órgãos de fiscalização.

A transmissão é mais uma iniciativa do governo municipal para promover transparência na administração pública. “Esse processo começou com a criação da sala de licitações, um espaço específico para os certames, localizado na Casa do Empreendedor. Era um desejo do prefeito a transmissão desde o início, mas para isso tivemos que adquirir os equipamentos técnicos necessários”, explicou o secretário de Administração, Jaylon Jander Cordeiro da Silva.

Apesar de não ser uma obrigação na legislação brasileira, o prefeito Aquiles da Costa (MDB) propôs e sancionou lei municipal que regulamenta e estabelece a transmissão das licitações da prefeitura. “A partir de agora é lei, e terá que ser seguida também pelas próximas gestões. É um legado de transparência que pretendemos deixar”, apontou.

Projeto polêmico

Em abril, o prefeito Aquiles e o vereador Silas Renato Antonietti (PSD) se envolveram em uma polêmica sobre o projeto. Foi o vereador Silas quem apresentou primeiro a ideia da transmissão ao vivo das licitações, que chegou a contar com votos favoráveis da base governista.

Áudios do prefeito questionando a atuação dos vereadores vazaram e a turma que joga com o governo recuou, rejeitando o projeto original, do vereador Silas. Algumas sessões depois, o próprio prefeito encaminhou projeto semelhante à Câmara, que foi aprovado por unanimidade.