Polícia Federal faz operação contra pedofilia em SC nesta quarta

A Polícia Federal de Santa Catarina deflagrou na manhã desta quarta-feira, 16, a Operação Pesadelo, de repressão à produção, armazenamento e divulgação na internet de imagens e vídeos de exploração sexual de crianças e adolescentes, desta vez praticada por investigado com residência em Palhoça/SC.

As investigações foram iniciadas há pouco mais de 4 meses, a partir de relatório produzido pela Unidade de Repressão aos Crimes de Ódio e à Pornografia Infantil na Internet da Polícia Federal (URCOP) em cooperação com autoridades do Canadá (National Child Exploitation Coordination Centre da Royal Canadian Mounted Police), que identificaram um usuário de aplicativo de mensagens que realizou a transmissão de diversos arquivos contendo cenas de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes.

Oito policiais federais participaram diretamente da deflagração dessa operação, cujo resultado imediato foi a prisão em flagrante de um funcionário de lanchonete com 23 anos de idade e a apreensão de equipamentos eletrônicos utilizados nas condutas criminosas, após diligências de busca em imóveis nas proximidades da praia do Sonho.

O nome da operação faz alusão à aflição causada pela transgressão à dignidade sexual de crianças e adolescentes, bem como à perturbação associada à sensação opressiva.

A PF segue continuamente realizando ações, a fim de reprimir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em todas as suas modalidades.

As penas somadas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente para os crimes de produção, posse e transmissão desses arquivos ilegais podem chegar a 18 anos de prisão.