Obras do novo reservatório de Penha superam 85% da execução

A construção do novo reservatório de água tratada em Penha, que vai aumentar a capacidade de reservação da cidade em 2 milhões de litros, seguem aceleradas. A obra do tanque de armazenagem de água já atingiu 85% da execução. Previsto para entrar em funcionamento antes da temporada de verão, o equipamento faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pela concessionária Águas de Penha para diminuir os impactos do aumento de consumo durante os meses de verão. Paralelamente, estão sendo realizados os serviços civis da casa de comando do reservatório.

Com 9,8 metros de altura, a estrutura ampliará a reserva de água tratada e contribuirá para reduzir oscilações na pressão do sistema de abastecimento. Fernando Rettore Neto, coordenador de engenharia da Águas de Penha, explica que a previsão é terminar a montagem do equipamento até o final deste mês. Após a conclusão, ainda será necessário a realização das obras estruturais e instalação da substação de energia e do booster interno do reservatório.

A construção da estrutura é uma das etapas da ação global da concessionária que visa realizar mudanças significativas no abastecimento e armazenamento de água no município. Paralelamente, estão sendo realizadas a instalação de oito boosters, ampliação da rede de abastecimento em 2,6 quilômetros, reativação de cinco poços artesanais e criação de 10 setores de abastecimento com o objetivo de melhorar a distribuição, principalmente nos períodos de altíssimo consumo. Além disso, foram instalados 25 registros de manobras, entre outros equipamentos.

A concessionária também apresentou à empresa concessionária de Balneário Piçarras – que hoje fornece água para Penha – um projeto de ampliação da capacidade de reservação de água bruta da Lagoa da Casan. Com esta obra, em um cenário de crise hídrica no Rio Piçarras, aumentaria a capacidade de reservação de água bruta em três dias.

Tecnologia

Dividida em 25 etapas, o processo de maqueamento utilizado na construção do reservatório (tanque) é seguro, simples, mais econômico e com vantagens em relação aos modelos convencionas. Todo o processo é realizado próximo ao nível do solo, minimizando aplicação de andaimes, movimentação de carga e reduzindo consideravelmente riscos de acidentes.

Além disso, grande parte do processo de soldagem não é afetado pelas condições climáticas como chuva e vento devido à condição de abrigo do próprio teto instalado nas primeiras etapas de montagem. Os macacos possuem um sistema de travamento seguro, o que faz com que o tanque não desça nem mesmo com eventual falta de energia. Já os andaimes próximos ao nível do solo permitem a execução e inspeção de solda e realização da pintura com facilidade, rapidez e segurança.