Prefeitura de Penha e Instituto Ambientes em Rede lançam a fase-piloto do projeto Bandeira Azul na Praia Grande

http://www.solidaimoveispenha.com.br/

O pontapé inicial para hastear a Bandeira Azul na Praia Grande foi dado neste último sábado, 10 de novembro. A certificação internacional para as praias e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental entrou na fase-piloto com a visita da coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, do Instituto Ambientes em Rede. É a segunda visita da técnica a Penha, que veio para um novo monitoramento e para a instalação da placa explicativa sobre o projeto.

Segundo Leana, a prefeitura de Penha terá que em maio do próximo ano solicitar oficialmente a certificação da Bandeira Azul na Praia Grande. “Até lá, o projeto que o governo deverá organizar precisa estar quase concluído. Eu voltarei a Penha para uma nova avaliação e para encaminhar um relatório ao júri internacional, que irá avaliar a concessão da Bandeira Azul”, explicou Leana.

Um dos requisitos é a análise de balneabilidade, ou seja, se a água é própria ou não para o banho. A Praia Grande sempre figurou no rol das praias com qualidade de água nas análises do órgão estadual do meio ambiente. Para garantir a certificação, a prefeitura terá que contratar uma segunda análise, com 20 coletas durante a alta temporada.
Conforme o secretário de Turismo de Penha, Arnaldo Dias, o orçamento do laboratório já está pronto e o serviço será contratado nos próximos dias. “Nós temos um grupo de trabalho focado nessa certificação e estudando ponto a ponto as necessidades. Muita coisa já está cumprida e algumas iremos organizar já para este verão”, pontuou Arnaldo.

O trabalho para certificar a praia com a Bandeira Azul conta com a participação da Associação de Moradores e Amigos da Praia Grande (Amapg), que há anos trabalha com a questão de gestão ambiental na região. Para o presidente da entidade, Gilberto Manzoni, a certificação da Bandeira Azul trará a infraestrutura necessária à praia e dará um ordenamento no trânsito no verão. “Isso qualifica a Praia Grande e demonstra que o local é bonito e maravilhoso”, disse.

Mais bandeiras

O foco do governo é garantir que em dezembro de 2019 a Praia Grande tenha a Bandeira Azul hasteada para começar a pensar em levar a certificação para outras praias. De acordo com o prefeito Aquiles da Costa, há investimentos hoje previstos para os 31km de orla, em parceria com o Comitê Gestor da Orla.

“Somos uma das poucas cidades do estado a ter um comitê funcionando em parceira com o poder público. Estamos solicitando ao governo federal que nos entregue a gestão da orla do município para que possamos ter mais autonomia nos projetos de urbanização”, comentou.

Aquiles reconhece a importância do parque Beto Carrero World para a cidade e avalia que melhorar as estruturas das praias facilitará que os turistas fiquem mais tempo na cidade, fazendo girar a economia local. “A Bandeira Azul vai colocar Penha no cenário internacional e fazer com que mais pessoas olhem para a nossa cidade e venham nos visitar”, completou.

https://www.facebook.com/KNNPicarras/