Nutrição e fitoterápico para melhora da composição corporal

Mais da metade da população brasileira está acima do peso de acordo com o Ministério da Saúde; esse fato teve aumento expressivo nos últimos 10 anos. Um pais que há poucos anos tinha seus recursos e várias campanhas públicas para diminuir os casos de desnutrição, principalmente no Norte e Nordeste, hoje luta contra o sobrepeso, a obesidade e os agravos metabólicos como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, alterações hormonais, entre outros, que podem vir juntos da obesidade ou ter seu avanço a longo prazo.

Para a classificação de obesidade a OMS (Organização Mundial da Saúde) utiliza o Índice de Massa Corporal (IMC). Pega-se o peso atual e o divide pela altura ao quadrado; IMC = (peso/ altura x altura). Resultados abaixo 18,5kg/m² são classificado como magreza, 18,5 a 24,9kg/m² peso ideal, 25 a 30kg/m² sobrepeso e acima de 30kg/m² obesidade.

Essas mudanças podem ter se dado pelo fácil acesso aos alimentos altamente processados e industrializados, sedentarismo, estresse, distúrbios do sono entre outros fatores. Isso faz com que grande parte dessa população busque recursos para reversão desse quadro; muitas vezes em dietas sem acompanhamento nutricional ou medicamentos ditos milagrosos.

O nutricionista entra justamente para encaixar a melhor estratégia nutricional para perda de peso, pensando em toda a rotina diária e gostos do paciente. A fitoterapia também é utilizada como uma das estratégias que o nutricionista e outros profissionais podem utilizar para auxiliar na diminuição do sobrepeso/ obesidade e seus agravos.

Hoje vários estudos têm ligado a utilização de plantas fitoterápicas para tratamento do sobrepeso e obesidade.

Fitoterápico com possíveis ações Emagrecedora

– Phaseolus vulgaris (Faseolamina

Reduz a absorção de CHO, auxilia no controle dos níveis glicêmicos; auxilia nas dietas de emagrecimento;

– Citrus Aurantium (Produto da casca da laranja-amarga)

Auxilia nas dietas de emagrecimento; acelera o metabolismo, promovendo um maior gasto de calorias e consequentemente auxilia na queima de estoques de gorduras; eleva os níveis de energia; aumenta massa magra;

– Garcia Camboja

Acelera a queima de calorias (processo de termogênese) e previne o acúmulo de gordura no sangue (principalmente triglicerídeos). Originário da Índia, engana a fome. É contraindicado para gestantes nutrizes e crianças. Em doses muito altas pode causar diarréia, cólica, náuseas e vômitos.

– Pholia Magra

Tem a função de redutor de peso e gordura localizada. Nome científico “Cordia ecalyculata vell”, é contraindicado para hipertenso, diabéticos, grávidas, lactantes e paciente renal (tem altos teores de potássio);

– Quitosana

Reduz a absorção de gordura, porém a absorção é pequena, por isso seria interessante administrar esse suplemento no início da dieta, para assim prosseguir com a reeducação alimentar; com a redução já estabelecida pelo suplemento de gordura. Ajuda na hipercolesterolemia. Contraindicado: esse suplemento é a base de crustáceos, por isso pacientes com alergia a frutos do mar não podem ingerir.

– Camellia Sinensis (Chá Verde)

Auxilia em pequenos regimes dietéticos, pela sua ação lipolítica e diurética; auxilia na perda de peso e melhora do metabolismo; na proteção do sistema cardiovascular; possui ação antiinflamatória; ação potente antioxidante. Contraindicado para hipertensos.

Todo fitoterápico, por mais que seja de origem natural, deve ter prescrição de um profissional qualificado, para evitsr efeitos colaterais.

Espaço hora light.
Escrito por Lilian Soares – Nutricionista CRN 10/5471
Pós Graduada em Nutrição esportiva e estética
Pós Graduanda Bodybiuder Coach
Graduanda em Educação Fisica
Sócia/proprietária Espaço hora Light
Nutricionista esportiva Coral Clinica
Nutricionista Duofit