Mulheres Empreendedoras, o Retorno

Confesso que já estava com saudades desse espaço de troca, espero que vocês também.

Assim como todas as Empreendedoras que já passaram por essa coluna – e eu não me excluo fora desse grupo – a entrevistada de hoje não usa capa, salto alto 24 horas ou tem zero problemas para resolver diariamente.

Querida mulher, se você ainda não entendeu, vai aqui o meu lembrete: ESTAMOS JUNTAS nesse barco. Por isso precisamos nos ajudar, nos fortalecer e formar a nossa rede.

A entrevistada de hoje é a Lia Soler, uma das advogadas com maior vivência em diversos campos dentro do Direito que eu já conheci: do direito ambiental, passando pelo direito da família e chegando à gestão pública. É uma daquelas estudiosas que acha que muito é sempre pouco. Quer sempre estar pronta para o que os clientes precisarem.

Viu de perto o machismo escancarado em que vivem milhares de meninas e mulheres em todo Brasil: por que estudar tanto se bastava casar com um fazendeiro rico e se tornar uma dona de casa?

Lia Soler, advogada

Essa sul-mato-grossense viu no litoral norte de Santa Catarina a chance de criar sua filha num lugar mais seguro e acolhedor. Porém, não imaginou como advogada experiente os desafios que enfrentaria para entrar num mercado bastante competitivo e extremamente fechado aos recém-chegados.

Trabalhou em escritórios de Balneário Camboriú até abrir seu primeiro escritório em Navegantes. Passou grande parte dos últimos anos prestando serviços a gestão pública. Aqui vai a minha interpretação leiga: Sabe aquelas leis que são aprovadas pelo prefeito? Lia ajuda na sua elaboração e validação. Bem como orienta o que pode ser feito ou não considerando as normativas do Supremo Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal.

Empreendendo em Penha

Há pouco mais de um ano viu na cidade de Penha espaço para empreender e abriu seu escritório na Armação atendendo todas as áreas em que desenvolveu conhecimentos ao longo dos anos.  Lia me falou dessa nossa responsabilidade como empreendedoras em “Amar o lugar onde se ganha o pão” e em consumir dentro da cidade, fortalecendo o mercado interno.

Perguntei a ela sobre o que ela faz além do trabalho dobrado – se dividindo entre seu escritório e seu trabalho junto a Prefeitura de Penha – ela me contou que mantém a sua mente sã e seu corpo oxigenado aproveitando a família, seus mais de 10 cachorros resgatados e correndo nas ruas e praias.

Para finalizar, quero agradecer a Lia pela participação e convidar as demais leitoras para que esta semana a gente consiga carregar um pouquinho dela para a nossa vida: estabelecer um tempo para cuidar de nós (nosso corpo e mente) e dedicar mais tempo nos preparando (estudando, planejando) para fazer o nosso melhor no nosso trabalho.

Nos vemos na próxima segunda-feira com mais uma Mulher Empreendedora.