Mutirão contra dengue faz alerta para população de Penha

Colaboradores da Águas de Penha participaram no sábado, dia 7, do Mutirão contra a Dengue, realizado no Bairro Armação. O mutirão é uma ação da Secretaria de Saúde para alertar a população sobre os cuidados com possíveis focos do mosquito aedes aegypt. De acordo com Guilherme Bueno, gestor operacional concessionária, a empresa é parceira da prefeitura no combate a proliferação do mosquito. Além dos colaboradores, a Águas de Penha também colocou um caminhão à disposição da Secretaria de Saúde para ajudar recolher o lixo retirado durante o mutirão.

Segundo Guilherme, a participação no mutirão é importante para lembrar que a população precisa fazer sua parte, verificando quintais, não deixando água parada e evitando jogar entulhos e lixo em terrenos baldios. Essa foi a segunda ação do gênero realizada pela secretaria neste ano. A primeira foi no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Além da orientação à população, o mutirão também vistoriou casas, comércios, e terrenos em busca de focos do mosquito.

Durante o mutirão, foram recolhidos centenas de quilos de entulhos jogados pela população em terrenos baldios ou abandonados nos pátios das próprias residências, material considerado ambiente ideal para acumular água e se transformar em criadouro para o mosquito.

Saiba mais

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

As picadas pelo mosquito da dengue acontecem geralmente nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, especialmente na região das pernas, tornozelos ou pés. Além disso, é mais comum durante o verão, sendo por isso recomendado usar repelentes no corpo e inseticidas na casa para proteção.