Desleixo com ciclofaixa da Nereu Ramos é clássico exemplo de desperdício de dinheiro público

De um lado a obra, de outro, o desperdício (Fotos: Raffael do Prado)

Como você interpreta a foto acima? Vamos te ajudar. A primeira imagem mostra um funcionário de uma empresa terceirizada contratada pela prefeitura de Penha instalando tachões na ciclofaixa da Avenida Nereu Ramos. Isso foi no dia 16 de outubro de 2017. A segunda imagem foi registrada no último dia 11 de junho, portanto, sete meses depois da primeira.

E aí? Agora ficou fácil interpretar a imagem, não é mesmo? Desperdício de dinheiro público, um tapa na cara da sociedade, falta de gestão pública e por aí vai. E de quem é a culpa? Provavelmente minha ou sua, já que estamos apontando o dedo na ferida e expondo mais este vexatório episódio.

Em abril, a concessionária Águas de Penha tirou os tachões para instalar tubos e ampliar a rede de distribuição de água na cidade. Após o serviço, no entanto, o que antes era limpo e novo, passou a ser sujo e com aspecto de estragado. Os tachões foram recolocados de qualquer jeito: estão tortos, quebrados e soltos.

Ao Notícias de Penha, a concessionária respondeu que “já tem conhecimento do problema e notificou a empresa que realizou o serviço”. Contudo, para resolver a situação a concessionária informou que vai contratar uma empresa especializada no segmento para refazer definitivamente o serviço de recolocação dos tachões e também a pintura das faixas que dividem a ciclovia da via de rolagem.

O gestor operacional da Águas de Penha, Guilherme Bueno, disse que a empresa está dando a “atenção devida e seguindo os procedimentos administrativos cabíveis para buscar a normalidade e eficácia na prestação dos serviços realizados pelos terceiros que venham trabalhar no saneamento de Penha”.

Já a prefeitura garantiu que, por meio da Secretaria de Planejamento, notificou a Águas de Penha e exigiu que a empresa recoloque os tachões usando cola adequada e refaça a pintura. Esses recursos, segundo o governo municipal, não sairão dos cofres públicos.

Tá ruim

Este episódio é simbólico; é a demonstração do desleixo com a coisa pública, a falta de eficiência no trato com o dinheiro que é de todos nós. A Águas de Penha ainda fez “arte” na ciclovia da Avenida Eugênio Krause; problema muito parecido. Será que vai dar um trato por lá também?

Estou preocupado com o jeito com que nossa cidade vai ficar quando acabar este contrato entre prefeitura e concessionária, assinado em 2012 pelo ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB). Contrato este que deveria ser rescindido pela administração, coisa que o atual prefeito, Aquiles da Costa (MDB), chegou a aventar durante a eleição de 2016.

O caso dos tachões da Nereu Ramos foi pauta na Câmara na semana passada, quando o vereador Silas Renato Antonietti (PSD) falou sobre o tema. Segundo ele, faltou a prefeitura e a concessionária conversarem antes. “De nada adianta a prefeitura instalar a ciclovia para sete meses depois a concessionária retirar os tachões e recolocar de qualquer jeito”, comentou o vereador.

A concessionária Águas de Penha, infelizmente, é uma piada de mau gosto criada pelo antigo gestor e mantida pelo atual, às custas de nosso dinheiro e de nossa paciência.

Tachões foram instalados em outubro; confira

Leia mais