Novos caminhos para o turismo de Penha

A água doce da cachoeira da Praia Vermelha encontra a água salgada do mar; local ainda é pouco explorado como turismo de aventura (Foto: Raffael do Prado)

Você já reparou como fica a cidade em dias de parque Beto Carrero fechado? Só mesmo os moradores, não é mesmo! O parque é a nossa principal atração turística e a única capaz de trazer centenas de milhares de pessoas a Penha. Esta visão, no entanto, começou a mudar dentro das Secretarias Integradas de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura. Lá estão alguns projetos para que Penha forneça opções além do parque; atrativos capazes de fomentar o turismo local o ano todo.

As iniciativas, que deixaram o estágio embrionário e em pouco tempo serão realidade, passam pelo turismo de aventura. Temos 19 praias, algumas dezenas de quilômetros de trilhas e um roteiro de cicloturismo que une o mar ao sertão. E isso nunca foi explorado do ponto de vista mercadológico.

Algumas propostas surgiram de maneira isolada, sem a participação do poder público. Uma deles é a conservação e exploração de trilhas. O gestor ambiental, guia de turismo regional e promotor e condutor de turismo de aventura, Cléber Neumann, investiu nos últimos anos nessa promissora área de atuação e, enfim, foi enxergado pelo governo municipal.

Cléber foi contratado pela prefeitura e hoje exerce a função de coordenador de projetos da Secretaria de Turismo. Ao lado do coordenador administrativo da pasta, Laércio Floriano, Cléber usa a bagagem que tem na área para influenciar positivamente as ações do governo. Algumas serão apresentadas durante as comemorações do aniversário de 60 anos de Penha, no mês de julho.

Trilhas e cicloturismo

O projeto de planejamento e implantação dos roteiros de ecoturismo e turismo de aventura está na 1° fase, que é o mapeamento e diagnóstico das trilhas ecológicas e do circuito de cicloturismo. Uma dessas trilhas, de cerca de 30 km, perpassa uma dezena de praias com lindos pontos de observação, como a cachoeira da Praia Vermelha e a Ponta da Vigia. “Há grandes oportunidades para que Penha seja um polo de turismo de aventura”, avalia Cléber.

Além das trilhas, o cicloturismo também ganhou espaço na secretaria. As rotas já pré-definidas pelo Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (Citmar), órgão da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e que fomenta o turismo de maneira regionalizada, serão mantidas. Novas rotas para bikes estão sendo criadas.

“Temos uma que começa no portal de acesso a cidade e passa pelos bairros de Nossa Senhora de Fátima, Quati, São Cristóvão, Santa Lídia, Gravatá e prainha de São Miguel. Os trechos serão organizados com placas e orientações para os turistas”, adianta Laércio.

Há alguns dias, o prefeito Aquiles da Costa (MDB) conheceu as inciativas que pipocam na Secretaria de Turismo. Ele gostou do que viu e deu carta branca para que o time dele siga em frente. Se derem certo, Penha terá pavimentado uma estrada de oportunidades turísticas além do parque Beto Carrero.