Alunos reclamam de problemas na estrutura do colégio Manoel

“Das três cabines do banheiro, duas estão interditadas. Estamos sem sala de informática. Nem os professores têm computadores”. As observações são da aluna Joana Cardoso, da Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, no Centro de Penha. “É lamentável o que vem acontecendo aqui no colégio”, completou a estudante.

Os problemas da escola estadual têm se multiplicado há pelo menos dois anos, segundo estudantes ouvidos pelo Notícias de Penha. Quando chove, algumas salas de aula ficam inundadas; faltam lâmpadas e lixeiras; as carteiras estão quebradas e os condicionadores de ar, pifados.

O secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Itajaí, Edson Piriquito (PMDB), vistoriou o colégio junto com a gerente de Educação da ADR, Cleonice Monteiro Berejuk. Piriquito reconheceu a situação difícil da escola e afirmou que está empenhado em resolver os problemas. “Há problemas de infiltração no telhado e outras coisas que precisam de manutenção”, disse Piriquito em vídeo postado na página do Facebook do vereador de Penha Everaldo Dal Posso (PMDB).

O jornal Diário do Litoral, o Diarinho, publicou na edição desta terça-feira reportagem sobre o assunto. Conforme a notícia, “o problema rola há mais de quatro anos e atinge o terceiro andar da escola. A diretora do colégio, Cristiane Mariano Machado, disse ao Diarinho que o problema começou em uma das 12 salas de aula. Segundo ela, a sala foi interditada e consertada ainda no ano passado. Só que este ano a infiltração se alastrou por outras três salas.

A gerente Cleonice disse que a agência vai enviar um orçamento para o governo do Estado sobre os problemas da escola. “Para a liberação da verba”, explicou ela em vídeo postado no Facebook.