Aquiles mente ou fala a verdade? Impossível saber!

O prefeito de Penha, Aquiles da Costa (PMDB), economizou com folha de pagamento: nomeou menos comissionados do que o ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB). E mais: paga 30% a menos aos indicados por ele. Se realmente fez isso, merece aplausos. Mas é impossível confirmar as afirmações do chefe do Executivo. As informações não constam no Portal da Transparência da prefeitura e o que vale é a palavra dele.

Aquiles é onisciente. Aquiles tudo sabe, tudo entende e tudo vê. Aquiles cega seus seguidores e entorpece a oposição com dados estelares: números, porcentagens, tabelas, gráficos e muitos zeros. Tente comparar cada slide que o prefeito apresenta nas reuniões, coletivas e eventos. Não há qualquer base de comparação. Afinal, ele é o cara. Eleito com quase 62% dos votos, quem tem coragem de questioná-lo? “Só em relação aos cargos comissionados, a gestão atual conseguiu já economizar 553.619,30 reais”. Hum, sei. Cadê a folha de pagamento, cara pálida?

Quem vai questioná-lo sobre a parentada indicada por ele para ocupar cargos dentro da prefeitura? O tio de fulano é chefe, o sobrinho desse tio é chefe, a mãe é diretora, a filha é coordenadora, o primo é secretário do diretor…a lista é extensa. Ilegal? Não sei. Cada caso é um caso. Até lá, a Árvore Genealógica do Nepotismo se desenvolve a mil.

Quem vai questioná-lo sobre o pagamento de 98 mil reais para uma empresa fornecer medicamentos para as Unidades de Saúde? Empresa essa que foi investigada pela Polícia Civil e pela Anvisa por armazenar medicamentos de forma irregular. Por que justamente essa empresa? Qual a ligação do “Aquele que tudo sabe” com esse empresário? Parece que ele, o empresário, tem casa na Penha, numa tal prainha, onde ano passado foram servidos deliciosos jantares para um então candidato a prefeito.

Quem vai questioná-lo sobre a abertura de uma rua em um terreno particular atrás da prefeitura? O proprietário cedeu o espaço para a prefeitura? Ou a prefeitura vai trocar o pedaço de chão pelo perdão de uma dívida de IPTU? Cadê o projeto? Cadê? Cadê?

Quem vai questioná-lo sobre a situação do diretor administrativo do Planejamento que ganha em torno de 4 mil por mês e ainda tem contrato de aluguel com a prefeitura no valor de 61 mil reais por ano? Algo em torno de 5 mil por mês. Dá uma lida no artigo 90 da Lei Orgânica Municipal se você não entendeu.

Quem vai questioná-lo sobre o uso do site da prefeitura para a promoção de vereadores e de cargos comissionados? Não pode! Mas o nosso prefeito, o ser Supremo que tem conhecimento infinito sobre todas as coisas, é o cara. Ninguém tem moral para questioná-lo. Afinal, “Aquele que tudo sabe” é filho da terra. Aquiles tem a humildade em seu sangue: coloca a mão na massa, varre ruas, faz mutirão de limpeza em escola, carrega caixas de remédio…assim como todo candidato a cargo público sempre demonstra ter.

Até quando Aquiles vai viver do estereótipo de candidato e ser gestor de fato?

 

Por Raffael do Prado