Ministério Público abre investigação para apurar supostos maus-tratos no Zoo do Beto Carrero

macaco-beto-carrero-divulgacao
MP de Piçarras instaurou inquérito terça-feira, dia 7

O promotor Luis Felipe de Oliveira Czesnat, da 2ª PJ de Balneário Piçarras, instaurou um inquérito civil público para apurar denúncias de maus-tratos supostamente cometidos no zoológico do Parque Beto Carrero.

Em janeiro, Anderson Valle, funcionário do Ibama, esteve no parque e gravou vídeos em alguns pontos do Zoo do parque onde afirmava que os animais estavam sendo mantidos de maneira errada. “Sombra só para quem está olhando. Para os animais é sol o dia inteiro”, disse em um dos vídeos em tom de crítica.

A Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) saiu em defesa do parque após a repercussão dos vídeos publicados pelo ambientalista. Segundo a entidade com sede em Pomerode, todas as instalações do Beto Carrero estão de acordo com a legislação.

A investigação do MP terá como base o artigo 32 da leis dos crimes ambientais (9.605/98), que prevê detenção de três meses a um ano, e multa, para quem praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

O MP ainda vai apurar se há irregularidades decorrentes do descumprimento de três normativas do Ibama: 4/2002, 169/2008 e 7/2015. Elas tratam da obtenção do registro de jardins zoológicos no Brasil e normatização das categorias de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro no território nacional. Procurado, o parque ainda não se manifestou.

Por meio de assessoria, a 2ª Promotoria de Justiça de Piçarras informou que o inquérito não tem data para ser concluído e que inicialmente o MP fará uma série de diligências “visando a comprovação do que foi relatado na denúncia, e caso confirmado, ingressará com ação civil”

Confira abaixo um dos vídeos gravados por Anderson dentro do parque.

Roubaram a árvore do macaco aranha? Não, é que estamos no Beto Carrero sem sombra para os animais World! PARTE 3.

Posted by Anderson Valle on Saturday, January 7, 2017



One Reply to “Ministério Público abre investigação para apurar supostos maus-tratos no Zoo do Beto Carrero”

Comments are closed.