Vereador Sérgio de Mello (PMDB) solicita censura de blog; é 2016 com cheiro de 1964

Parte da sessão de segunda-feira (31/10) da Câmara de Vereadores de Penha foi dedicada à memória da ditadura militar. O vereador Sérgio de Mello (PMDB) apresentou um requerimento (aqui) solicitando ao presidente da Casa, Clóvis Bergamaschi (DEM), que procedesse com a censura do blog Cotidiano na Pauta, este que você está acessando agora. É 2016 travestido de 1964. Você pode até falar dos políticos, desde que fale bem.

O tiro, como previsto, passou longe da mira e rendeu uma tremenda saia justa ao vereador-censor. O requerimento foi lido em Plenário e discutido em seguida. Sérgio defendeu que eu, Raffael do Prado, inventei duas notícias para causar tumulto na cidade: a primeira, esta aqui, publicada dia 20 de outubro; e a segunda, aqui, postada dia 27. Sérgio diz que eu dei a entender que ele confidenciou a mim informações sobre debates internos da Câmara. O vereador-censor ainda disse, no requerimento, que as reportagens eram sensacionalistas. Eu as considero sensacionais. É uma questão de ponto de vista.

A última frase do requerimento, entretanto, é a que mais assusta. Sérgio pede à presidência da Câmara “providências cabíveis junto ao Sr. Rafael Prado uma retratação, para que este não mais publique inverdades sobre a Câmara de Vereadores de Penha e seus assuntos internos e ainda, que não faça mais menção de nome de vereadores em suas publicações sem autorização dos mesmos. Essa última parte, em vermelho, é uma aberração, uma afronta à liberdade de imprensa. Mais uma vez, cheiro de 64 no ar.

Após a leitura do requerimento, os vereadores começaram a debater. Prevaleceu o bom senso ao final e o vereador-censor retirou o requerimento da pauta porque viu que não conseguiria os votos necessários para a aprovação do documento.

Ué, não era mentira?

Na mesma sessão, os vereadores Sérgio de Mello (PMDB), Maria Juraci Alexandrino (PMDB), Isac da Costa (PR) e Antônio Alfredo Cordeiro Filho (DEM) apresentaram o projeto para reduzir para um ano o mandato da Mesa Diretora da Câmara. Eu falei disso aqui no blog no dia 20 de outubro. O PMDB disse que eu estava mentindo, o exército do partido nas redes sociais passou a me atacar em comentários e por meio de mensagens via bate-papo. Uma turma muito educada.

Ainda na sessão de segunda, os vereadores falaram sobre a ideia de criar 11 novos cargos dentro da Câmara. O vereador Jefferson Custódio (PSB) chegou a afirmar que antes da sessão estava conversando com os vereadores Isac e Toninho sobre a ideia. Os dois confirmaram a conversa.

Falei disso no blog dia 27 e novamente fui chamado de mentiroso. No Facebook, uma funcionária da Câmara disse que eu era sensacionalista. O comentário dela foi apagado, mas o print tá garantido.

O que esperar de 2017

O vereador Sérgio de Mello foi o coordenador-geral da campanha do prefeito eleito, Aquiles Costa (PMDB). Sérgio não concorreu à reeleição para vereador e deve ser o homem forte do governo municipal a partir de 2017. Ele utilizou a instituição Câmara de Vereadores para tratar de uma questão pessoal. Sérgio se sentiu agredido pelas minhas palavras e contra-atacou tentando me expor ao ridículo. Ficou feio para ele, como já dito.

Ao final da sessão de ontem, Sérgio revelou que o requerimento/aberração foi para defender os funcionários da Câmara, citados aqui no blog. Ele também disse que o requerimento era para ser interno, ou seja, a censura seria velada, debatida internamente, sem alarde.

Sérgio já antecipa como a prefeitura do PMDB vai atuar contra quem não agradá-los.

___________________________________________
Raffael do Prado
raffajornal@hotmail.com