Escritora Iria Schnaider lança quarto livro

Você sabia que as manifestações culturais conhecidas como fogueira de São João, pau de fita e até o hábito de enfeitar árvores de Natal eram costumes do povo Celta? Eles habitaram a região da Britânia (hoje Grã-Bretanha) no século V e eram um povo alegre e trabalhador, dançavam e contavam histórias ao pé das fogueiras; amavam imensamente a natureza, onde cultuavam seus Deuses. Foi também a civilização que mais valorizou e respeitou a mulher. Não possuíam linguagem escrita, tudo era transmitido oralmente, por isso, veneravam seus anciãos, portadores do conhecimento.

A história do povo Celta é o tema do quarto livro da escritora penhense Iria Schnaider, intitulado “Entardecer Celta”. A história é contada por meio da personagem Alina, uma sacerdotisa da Ilha Sagrada, que enfrenta adversidades e os constantes ataques de povos de outras regiões. O livro é todo em primeira pessoa, com a visão de Alina sobre os acontecimentos da aldeia onde vive.

O livro será lançado em novembro e estará disponível em livrarias e pontos de vendas da região. Confira a entrevista concedida pela escritora ao blog Cotidiano na Pauta. No final da entrevista tem um vídeo da escritora lendo um trecho do livro e um resumo das obras lançadas por ela. Imperdível!

Cotidiano na Pauta – De onde vêm os personagens?
Iria Schnaider – Alguns personagens dos meus livros anteriores são baseados em pessoas da vida real, fatos que aconteceram, algumas coisas que eu vivi ou vi. Houve essa influência. Meu terceiro livro, “Dois Nomes, Um Vida”, é um livro biográfico, então é todo história real. Mesmo o que acontece em volta do personagem, que são fatos históricos, eu respeitei todos.

Cotidiano – O “Preço da Justiça” é mais ficcional?
Iria – Sim, ele é o livro que mais agradou, é o que eu mais vendo. Já está na terceira edição. Ele é muito dinâmico, as coisas acontecem muito rápido. Eu criei uma trama em dois tempos. Desde a primeira página tem ação e prende muito. Não é um livro muito grosso e é gostoso de ler.

Cotidiano – Em novembro, você lança seu quarto livro, o Entardecer Celta. Do que trata a história?
Iria – Entardecer Celta é uma obra na qual dediquei três anos de pesquisas. A cultura Celta sempre me fascinou, desde menininha, com os livrinhos sobre princesas, dragões, fadas e duendes. Quando jovem, eu me apaixonei pelo Rei Artur e seus cavaleiros; devorei As Brumas de Avalon e seus personagens povoaram meus sonhos por muito, muito tempo. Quando descobri que todas essas histórias fazem parte do legado deixado pelo povo Celta comecei a pesquisar sobre eles e me apaixonei ainda mais. Entardecer Celta é um romance histórico, uma saga repleta de aventuras, intrigas, paixões, honra. Mas é também uma aula de história. Acredito que o homem não pode entender o presente nem programar o futuro se não conhece o passado.

Confira um resumo das obras da autora

desistir-jamais

Desistir, Jamais!
A trama traz como protagonista um garoto que mora num local não por acaso chamado “Buraco”. O pequeno Nick convive com a miséria e com seus subprodutos mais comuns: roubos, violência, drogas… Na família que o rodeia as coisas não são melhores: o pai alcoólatra, o irmão que segue o caminho do crime e a mãe que o rejeita. Apesar de tudo isso sonha com uma vida diferente para si e sua família. Decidido a levar uma vida honesta ele conquista a antipatia do grupo que dá as ordens no Buraco e passa a ser perseguido. A opção pelo bem lhe custará caro e ele enfrentará a dor de perdas irreparáveis, o medo da solidão, as incertezas do amor, a revolta com as injustiças… E quando tudo parece caminhar para um final feliz, o passado sombrio volta com força total, colocando em risco não só a felicidade de Nick, mas também sua vida e as das pessoas que ama. Um romance comovente, emocionante e com reviravoltas inesperadas.

o-preco-da-justica

O Preço da Justiça
Romance policial envolvente elaborado em dois tempos: passado e presente; traz a história de duas personagens fortes, ambas órfãs de Justiça. Leitura fácil e contagiante que prende desde a primeira página. Os fatos se sucedem rapidamente aguçando a curiosidade, enquanto a trama se desenrola com assassinatos, traições, mulheres bonitas, advogados charmosos, políticos sem escrúpulos, dinheiro, drogas, corrupção… Os ingredientes não poderiam ser melhores! Christine, uma jovem secretária vinda do interior, e Júlia, uma estudante de Direito, linda e sensual, são as protagonistas da trama e tem um objetivo comum: fazer justiça! Numa história eletrizante que se acelera a cada virada de página, elas clamarão por Justiça e pagarão um preço alto.

dois-nomes-uma-vida

Dois Nomes, Uma Vida
Uma história real. Um romance biográfico no qual o leitor relembrará e aprenderá muito sobre a história do Brasil e do mundo, enquanto se vê torcendo pelo destino de um garotinho cujas peripécias o fará rir e chorar muitas vezes. Conhecerá a jovem vienense cujos sonhos serão soterrados pela ambição de Hitler; a vida dos imigrantes que vieram para o Brasil fugindo da fome e da falta de emprego na Europa, e acabaram vivendo os apertos da Segunda Guerra neste novo país. Acompanhará a evolução da “cidade que nunca pára de crescer” e seus moradores, embalados pela era de ouro do Rádio, a chegada da Televisão…A busca incansável do homem que descobre possuir duas identidades oficiais e decide desvendar sua verdadeira origem. Uma trama fantástica que proporcionará uma viagem especial pela história de Viena, Salzburg, Antuérpia, São Paulo, Treze Tílias, Penha…

Entardecer Celta
Romance Histórico que se passa no século V na Britânia (atual Inglaterra). Os Celtas se unem para lutar contra os ataques Saxões. Enquanto isso, Alina, uma Sacerdotisa da Ilha Sagrada, precisa salvar as tradições de seu povo. Os Celtas foram o povo que mais respeitou a Natureza, as Mulheres e os Anciãos; celebravam Festivais e dançavam para seus Deuses, um comportamento não mais aceito num mundo cada vez mais dominado pelo Deus único. Numa trama envolvente recheada de aventuras e intrigas, amores e traições, perdas e alegrias, fé e esperança, você se apaixonará pelos personagens fortes e marcantes da história de um povo que jamais foi esquecido. Desvendará parte de seus conhecimentos e descobrirá o grande legado deixado por eles, presentes até hoje no seio de nossa sociedade.

Sobre a autora
Iria nasceu em Major Gercino/SC e viveu dos três aos 23 anos na cidade de Blumenau, onde se formou bacharel em Ciências Sociais pela Furb. A escritora mora em Penha há 24 anos com o marido, Hilario Schnaider. Ambos são proprietários da Livraria e Revistaria Itapocoroi Serviços Ltda, localizada no bairro Armação. Iria assina uma coluna semanal no Jornal Visão, de Penha. A autora é membro Imortal da Academia de Letras do Brasil Seccional Penha, onde ocupa a Cadeira de Número 8.

___________________________________________
Raffael do Prado
raffajornal@hotmail.com