Quem será a cara da oposição na Câmara de Penha a partir de 2017?

Dos 11 vereadores que farão parte da próxima Legislatura da Câmara de Penha, apenas 4 foram reeleitos: Professora Juraci (PMDB), Isac da Costa (PR), Juju (PSDB) e Toninho (DEM).

juraci
Juraci foi a cara da oposição por 4 anos. Quem vai herdar a tarefa?

Desde que assumiu uma cadeira na Casa, em 2013, Juraci tem sido a voz da oposição. Muito mais do que o parceiro de bancada, Sérgio de Mello (PMDB). Com uma Câmara até ano passado no esquema tático 9×2, Juraci deu voz ao lado mais fraco. Quem cumprirá esse papel a partir de 2017? Juraci estará do lado da situação (mas isso é tema para um próximo texto).

Juju (PSDB) e Toninho (DEM) fizeram parte da coligação “A Força das Novas Ideias”, do candidato governista Júlio Lanches (DEM), derrotado por Aquiles Costa (PMDB). Que o Juju será oposição, não resta dúvida. Já quanto à atuação do Toninho, ainda é preciso esperar.

Conversei hoje com dois vereadores. Ambos disseram será difícil contar com a ajuda do democrata. “É muito amigo do Aquiles”, disse um vereador. Para o outro com quem conversei, Toninho “não é muito de briga”.

Com Toninho fora do baralho, restam 4 opções para “A Cara” da oposição ao governo Aquiles: Além do reeleito Juju, os novos vereadores Silas Antonietti (PSD), Joaquim Costa (PP) e Luizinho Américo (PSDB). Desses nomes, acho que só 2 têm condições de bater de frente.

_____________________________________________
Raffael do Prado
raffajornal@hotmail.com