A presidência da Câmara de Penha

camara

A eleição da presidência da Câmara de Penha deve contar com duas chapas: uma capitaneada pelo 4 vereadores do PMDB, o vereador do PROS e o vereador do PR; e outra pelos 5 vereadores que formarão o bloco de oposição ao governo do prefeito eleito, Aquiles Costa (PMDB).

A briga será grande na chapa governista, já que os dois mais votados são do PMDB: Italiano e Professora Juraci. Há tempos, os dois vêm disputando espaço dentro do partido. Com a eleição, a queda de braço entre eles só aumentou. Fica a pergunta: quem vai ceder? Corre por fora, o vereador reeleito Isac da Costa (PR), que seria uma alternativa à briga entre os peemedebistas.

Do lado da oposição, a inscrição de uma chapa serve mais para marcar território, já que dificilmente alguém da situação irá roer a corda e debandar para o lado mais fraco. Os 6 vereadores que trabalharão para o governo Aquiles, provavelmente, terão cargos na prefeitura e não vão perder a chance de nomear quem ajudou na campanha. Como bem sabemos, as promessa foram muitas.

Italiano foi o mais votado, eleito com 884 votos. Poderia bater na mesa e exigir a cadeira mais cobiçada do Legislativo penhense. Mas votação não garante presidência. Se fosse assim, o ainda vereador Jefferson Custódio (PSB), eleito duas vezes o mais votado, teria sido presidente. Não foi. Em 2013, quem assumiu a cadeira foi o Juju, um dos últimos a entrar naquela eleição.

Hoje, uma incógnita é quanto à movimentação da vereador Toninho (DEM). Reeleito, ele sempre transitou com facilidade entre os grupos dentro da Câmara. “É um querido”, disse um vereador essa semana.Na sessão do dia 3 de outubro, um dia após a eleição, o atual presidente da Câmara, Clóvis Bergamaschi (DEM), disse que a Penha é grande e tem lugar pra todo mundo ajudar a governar. Clóvis concorreu à reeleição como vereador e perdeu. Ele estava no grupo de apoio ao prefeito Evandro, também derrotado.
Ao final da sessão, o vereador Sérgio de Mello (PMDB), coordenador da campanha do prefeito eleito, estava falando com Clóvis ao pé do ouvido. Será que já garantindo o Toninho para lado dos peemedebistas?

A eleição da presidência será no dia 1º de janeiro, com a posse dos vereadores eleitos e do prefeito e vice-prefeito. Até lá, a turma vai tomar muito café e dar muitos tapinhas no ombro.

Chapa 1
Italiano (PMDB)
Professora Juraci (PMDB)
Professora Regiane (PMDB)
Lito (PMDB)
Isac da Costa (PR)
Mauricio Brockveld (PROS)

Chapa 2
Silas (PSD)
Juju (PSDB)
Toninho (DEM) ?
Joaquim (PP)
Luizinho (PSDB)

_____________________________________________
Raffael do Prado
raffajornal@hotmail.com